UX Design: o que é?

O design sempre fez muita diferença na apresentação dos produtos, por uma questão estética, puramente visual. Para saber o que é UX Design, é preciso avançar no conceito do design que atua simplesmente para causar uma boa impressão ou destacar um produto nas prateleiras.

Designers desenhando o app e website no conceito ux design

No UX Design, o projeto de apresentação de um produto ou serviço é elaborado para melhorar a experiência do usuário.. Despertando a vontade de usar porque é trata-se de algo que funciona bem.

A maneira como um produto ou serviço se relaciona com o cliente é o conceito que move o UX Design. Ele existe para aprimorar essa relação, tornando essa interação mais natural e simplificada.

A sigla UX Design significa User Experience Design. Traduzindo, é algo como “design da experiência do usuário”. Este conceito, que se transformou em método de trabalho e cresceu graças às novas tecnologias, busca oferecer ao cliente uma experiência acima da média. Algo que seja realmente um diferencial, e que possa atuar nos mais diversos produtos e serviços. Tais como:

  • um e-commerce com uma boa experiência de navegação;
  • um ponto de venda agradável;
  • uma embalagem prática e fácil de usar;
  • um aplicativo que roda muito bem;
  • plataformas que apresentam interatividade com o cliente;
  • dentre outras possibilidades.

O objetivo do UX Design é compreender o que o usuário deseja e transformar esta ciência ou tarefa em realidade. A percepção do cliente no final desta troca é muito importante, e precisa ser positiva.

No UX Design, todo o processo do contato de um cliente com um produto ou serviço é levado em consideração. Por isso, os valores fazem sentido. Seja na propaganda, no posicionamento da marca, no atendimento telefônico… Tudo isso é fundamental para compreender a percepção do cliente.

Os valores afetivos também são importantes. No UX Design, o sentimento que o usuário expressa é muito importante, para não dizer determinante.

Como funciona o trabalho de elaboração do UX Design?

Cada usuário tem uma experiência extremamente pessoal com um site, embalagem, marca de roupa, ponto de venda. Na estratégia do UX Design, os designers se esforçam para criar perfis dos usuários, principalmente com testes e pesquisas.

Quando a empresa percebe que os consumidores têm uma boa experiência com seu produto e serviço, os investimentos em comunicação são ampliados. Por consequência, a fidelização dos clientes se torna mais eficiente. Assim, tudo o que for necessário para a captação de dados a respeito das predileções, comportamentos, interações, vontades e satisfações do usuário, faz diferença.

Nesse processo, são recolhidas informações valiosas sobre o consumidor e sobre os aspectos a serem melhorados, fazendo com que os investimentos em aprimoramento contínuo sejam mais certeiros.

A aplicação do UX Design envolve as pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas, assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o usuário.

É importante investir em um projeto de UX Design?

Com certeza! Existem profissionais especializados em analisar como está a relação do usuário com o serviço, marca ou produto que sua empresa oferece. Obviamente, a experiência do público precisa ser testada, pesquisada e ajustada em vários momentos.

O sucesso do produto final depende diretamente de como o usuário é recebido e qual é a sua interação com a empresa. Se o planejamento não considera os anseios do usuário, mesmo um produto excelente, acaba sendo deixado de lado pelo público. Pense nisso!

Conheça a Target Host, empresa que atua no mercado de soluções de internet desde 2003, com locação de espaço para hospedagem de sites na internet e também registro de domínios nacionais e internacionais. Fornece infraestrutura cloud para grande clientes em todos os estados Brasileiros e atua na integração de soluções de internet e e-commerce em todos os segmentos do mercado.

 

>