Como usar o Instagram em seu negócio?

Uma estratégia que vem ganhando cada vez mais destaque no marketing digital é usar o Instagram para negócios. A rede social já bateu a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. E é a queridinha quando se trata de ações de divulgação, captação de leads, venda de produtos e rede de contatos. Mas saber como usar o Instagram em seu negócio pode ser um desafio, especialmente se lhe faltam habilidades com as palavras, comunicação persuasiva ou talento para produzir boas fotografias e vídeos.

Mão segurando celular logado no Instagram

Ter sucesso no Instagram, conquistar seguidores e conseguir fortalecer uma marca ou empresa são ações que exigem uma postura profissional. É preciso encarar a rede social como uma importante ferramenta de comunicação e marketing. Ela não deve ser apenas um canal para ser usado esporadicamente.

Para reforçar a importância do Instagram e suas vantagens estratégicas em relação a outras redes sociais, separamos aqui uma lista de como a ferramenta pode ser usada por diferentes tipos de negócios para gerar engajamento, conversão de vendas e reconhecimento. Confira!

Por que usar o Instagram para divulgar o seu negócio?

O Instagram é uma rede social com aspecto limpo. Suas funcionalidades são adoradas pelo público e têm bastante foco na comunicação. Ao contrário do Facebook, que vem se perdendo por causa do grande volume de fake news e pelo baixo alcance das postagens, o Instagram é uma rede social mais organizada, tanto visualmente quanto em relação ao tipo de conteúdo compartilhado pelos usuários.

Para entender como usar o Instagram em seu negócio, é necessário reconhecer as funcionalidades dessa rede. Hoje, o Instagram oferece diversas possibilidades para a produção e distribuição de conteúdo. Há postagens de fotos e vídeos no feed, os stories, as transmissões ao vivo e a IGTV. Para todos estes formatos, é fundamental criar conteúdo de qualidade, interessante e que desperte o interesse dos usuários.

Atualmente, o Instagram é consagrado como a rede social mais popular do mundo. O crescimento do número de usuários não para. O primeiro passo para usar o Instagram para negócios é criar um perfil comercial completo. Forneça informações relevantes, que ajudem o público a entender o que a sua empresa faz. O que te diferencia dos concorrentes. Em seguida, vem a fase de fazer um calendário e um planejamento de publicações.

O Instagram for Business também permite que as empresas façam anúncios segmentados. Estes, têm o objetivo de atrair mais seguidores e gerar reconhecimento para o perfil na rede social. Todos os perfis comerciais com mais de 100 seguidores têm acesso a informações importantes e estratégicas para nortear suas ações, como alcance, impressões e engajamento de cada post feito. Com isso, fica mais fácil entender qual tipo de conteúdo faz mais sucesso entre os seguidores.

Usar as ferramentas do Instagram de forma profissional também permite que as empresas conheçam seus seguidores, tendo acesso a informações como gênero, localização, idade, horários em que os seguidores costumam acessar mais a rede social, entre outros dados. Analisando estas informações, a empresa consegue definir ações mais direcionadas e qualificadas para as publicações.

Quem pode usar o Instagram para negócios?

Absolutamente todas as marcas, empresas, profissionais liberais e personalidades podem usar o Instagram para negócios. A ferramenta é eficaz para todos os segmentos, desde um pequeno comércio de bairro até uma multinacional. Isso faz do Instagram um canal democrático, acessível e eficiente para ações de marketing.

Se a sua intenção é fazer com que as pessoas entrem em contato com o seu negócio, basta definir como estes clientes vão estabelecer este contato. Existem diversas formas diferentes, seja por telefone, e-mail ou mensagem direta. As métricas sobre cada publicação estão disponíveis na área de Insights.

Além disso, sua empresa pode usar a ferramenta de promoção para impulsionar e aumentar a performance e os resultados de publicações. Para isso, basta escolher o post, definir o público-alvo e o tempo de duração do anúncio, fazer o pagamento e esperar os bons resultados!

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