Cloud privada: o que é?

A cloud privada, ou nuvem privada, é uma das ferramentas mais inovadoras e importantes para garantir a segurança de dados e informações estratégicas e o acesso a recursos computacionais exclusivos, principalmente dentro de grandes empresas. Este ambiente online e descentralizado contribui diretamente para aprimorar o acesso das empresas a soluções de tecnologia, melhorar o desempenho dos processos executados na rotina de trabalho e reduzir custos operacionais.

Computador em cima da mesa cloud privada-

Existem, basicamente, dois tipos principais de cloud: a privada e a pública. A diferença entre as duas é que a cloud privada é usada especificamente por uma empresa. Não pode ser acessada pelo público em geral. Já as nuvens de uso coletivo/público, como os serviços oferecidos na internet, podem ser utilizadas por todos.

A cloud privada funciona com uma rede interna, acessada apenas por usuários autorizados. Ela também costuma ser chamada de nuvem corporativa, pois é bastante utilizada por grandes corporações.

O principal benefício da nuvem privada é que ela pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa, com potencial para escalabilidade e controle de recursos e funcionalidades.

A nuvem privada é hospedada em um servidor local. Este ambiente é totalmente seguro, confidencial e privativo, atendendo exclusivamente à empresa que a está usando. Essa cloud exige uma infraestrutura sofisticada de tecnologia, e a administração do sistema precisa ficar a cargo de uma equipe de TI engajada, atualizada e responsável.

Como usar a cloud privada nos negócios?

A cloud privada pode ser estratégica para o sucesso, a organização, a produtividade e a competitividade dos negócios. Ela ajuda as empresas em diversos aspectos, entre os quais estão:

  • garante mais flexibilidade;
  • excelente nível de confiabilidade;
  • atende necessidades específicas de empresas e suas filiais;
  • data center próprio e exclusivo;
  • permite trabalhar com escalabilidade;
  • facilita o monitoramento e a automação de processos;
  • total controle da equipe interna.

A cloud privada é especialmente indicada para empresas que trabalham com informações sigilosas e sensíveis. Como companhias do setor de bolsa de valores e investimentos em geral, corretoras, instituições financeiras, bancos, empresas seguradoras, entre outras organizações que precisam manter um controle interno firme e uma segurança acima da média. portanto

Por que escolher a cloud privada?

Entre os especialistas, a cloud privada é aconselhada a clientes que lidam diariamente com dados críticos, ou seja, extremamente relevantes e privados. Por conta de suas características e funcionalidades personalizadas, a nuvem privada acaba exigindo investimentos mais altos das empresas, portanto o custo-benefício é, certamente, vantajoso para os negócios.

Com a cloud privada, é possível planejar e implementar as estratégias e ações de expansão empresarial com excelentes resultados. A resposta é sempre muito boa para as empresas, pois eleva o nível de proteção das informações estratégicas dos negócios, além de garantir recursos que aumentam a produtividade das equipes.

Além da cloud privada e da cloud pública, há ainda um terceiro tipo, chamado de cloud híbrida. Para definir qual é a melhor opção para cada empresa, é preciso avaliar diversas coisas. Entre elas, o segmento de atuação, o ritmo de crescimento do negócio, o número de filiais, o tamanho da equipe, o orçamento disponível para investir e a complexidade dos processos internos da corporação.

Essa análise completa deve ser feita por profissionais especializados. O time da Target Host atua com soluções cloud personalizadas para cada cliente. Temosmáquinas virtuais, orquestração cloud, gerenciamento de servidores, entre outros serviços. portanto

Para conhecer todas as opções oferecidas pela Target Host para o seu negócio, faça contato agora mesmo pelo site ou pelos telefones disponíveis. A empresa é a escolha certa para soluções de internet, computação em nuvem, hospedagem de sites e registro de domínios! Saiba mais!