7 dicas para melhorar o trabalho home office

Ok, o seu chefe liberou o trabalho home office. A partir de agora, você vai trabalhar em casa com total liberdade e sem perder tempo no trânsito no trajeto até o trabalho. Mas, antes de começar, vale a pena conferir as 7 dicas para o melhorar o seu trabalho de home office.

Homem trabalhando casa

Trabalhar em casa não é fácil como muitos imaginam. Se você não estabelecer as regras, o que parecia ser um ganho – a possibilidade de fazer home office – pode virar um pesadelo. Portanto, vamos às dicas!

1 – Figurino

Pijama nem pensar! Essa é a nossa primeira dica para o trabalho de home office. Pantufas e pijamas não combinam com trabalho. Ao se vestir dessa forma para trabalhar, você passará a sensação de relaxamento para o seu cérebro e a sua produtividade não será tão efetiva. Por este motivo, a regra é a seguinte: vista-se como se fosse trabalhar normalmente na empresa. Combinado?

2 – Alô, família!

Vai fazer home office na sua casa mesmo, certo? Então é o seguinte: convoque sua família para uma reunião objetiva antes de iniciar os trabalhos. Isso porque todos precisam saber que home office é trabalho. E que você não estará disponível para tarefas simples da casa durante o expediente.

A dica é que todos possam imaginar que você continua na empresa. Isso vai evitar que seu parceiro ou parceira, por exemplo, peça para você acompanhar o funcionário que vai verificar o vazamento da pia do banheiro. Já pensou? Se a sua família achar que home office é “férias”, você vai ficar sempre à disposição dos filhos e das tarefas do cotidiano da casa. Fuja dessa!

3 – Estrutura

Como está a sua conexão com a internet? É preciso ter a segurança de que você não vai ficar off-line de repente e perder aquela reunião via aplicativo que todos já tinham agendado. Internet lenta também é complicado. Você não pode dar desculpas como, por exemplo, “minha internet aqui em casa está lenta e não consigo abrir o arquivo que você me enviou”.

A ideia é que o trabalho de home office funcione tão bem quanto se você estivesse na empresa. Além da internet, há outras questões básicas de estrutura, como telefone, luz, água etc.

4 – Ferramentas

Esqueci na empresa aquela pasta onde consulto todos os detalhes dos clientes. Esqueci na empresa aquele cartão que utilizo para fazer as aplicações. Sempre que faço determinado tipo de serviço, consulto pessoalmente o funcionário daquela área para saber se está tudo correto. Essas afirmações não podem existir quando estamos falando de home office. Todas as ferramentas necessárias para o seu trabalho precisam estar ao seu alcance.

5 – Distração

Cuidado com distrações. Na empresa, você nunca trabalhou com música alta. Mas, ao fazer o home office, quer experimentar o trabalho com aquela música no último volume como pano de fundo. Não vai funcionar! Redes sociais também podem te atrapalhar durante o expediente. Então a dica é focar ao máximo e fugir dessas pegadinhas.

6 – Horário

”Ah, já que estou de home office, vou acordar mais tarde”. “Ah, já que estou de home office, vou trabalhar de madrugada”. Cuidado. A principal dica é seguir o horário que você fazia na empresa. Desta forma, você terá um padrão para seguir e estará com o horário alinhado com os seus demais colegas. Criar horários diferenciados pode te atrapalhar muito em sua rotina.

7 – Liberdade

Por fim, aproveite! É isso mesmo. Home office é um grande benefício e que precisa ser utilizado da melhor forma. Quando se está trabalhando em home office, sua mente fica mais livre para criações e você tem mais liberdade em sua rotina. A dica final, portanto, é aproveitar essa liberdade com sabedoria para somar em seu trabalho. Boa sorte! E bom trabalho.

Conheça a Target Host, empresa que atua no mercado de soluções de internet desde 2003, com locação de espaço para hospedagem de sites na internet e também registro de domínios nacionais e internacionais. Fornece infraestrutura cloud para grande clientes em todos os estados brasileiros e atua na integração de soluções de internet e e-commerce em todos os segmentos do mercado. Clique aqui e conheça nossos planos de hospedagem!