Site lento: possíveis causas e soluções

Quando pensamos em um site e no que ele precisa ter para ser considerado bom, a velocidade de carregamento é um dos principais critérios. Um site lento não só é mal visto entre os usuários, como também pode ser punido pelo Google em questão de ranqueamento. Por isso, vamos analisar as principais causas de um carregamento lento.

Problemas no código

A programação do seu site pode ser a origem do problema de velocidade. Com um código sujo, que não segue a filosofia do clean code, a quantidade de comandos a serem carregados torna o site lento para o usuário. Para este caso, é importante que o seu desenvolvedor, em parceria com a empresa de hospedagem, realize otimizações.

O uso do cache também ajuda a melhorar o desempenho do seu site. Isso porque ele “salva” o seu site no browser do usuário e, da próxima vez que for acessado, não irá carregar tudo do zero, otimizando o tempo.

Picos de acesso na página

Se o seu site passar por um pico de acessos, é possível que ele fique lento durante esse tempo. Para evitar que isso ocorra, é importante saber se o seu servidor é dedicado ou compartilhado, assim como entrar em contato com sua empresa de hospedagem para saber qual a quantidade de usuários simultâneos seu site aguenta. Coloque seu site em uma empresa que possui um suporte especializado e que poderá te ajudar com essas questões o mais rápido possível.

Imagens pesadas e plugins desnecessários

Se você utiliza o WordPress como seu Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), conhece a funcionalidade dos plugins: extensões que ajudam a gerenciar e desenvolver o site. Porém, se você possui instalados plugins que não são necessários, é melhor tirá-los, já que eles podem atrapalhar o carregamento do site.

Seguindo esta mesma linha – retirar o que não é necessário – imagens e gráficos que não sejam essenciais precisam ser retirados dos arquivos do site. Assim como os que são necessários devem ser otimizados, ou seja, compactados em tamanho, para que não deixem o seu site lento na hora de carregar.

Verifique o seu servidor

Uma empresa de hospedagem de qualidade deve oferecer um servidor com um bom tempo de carregamento do site. A TargetHost é vencedora do prêmio de excelente Uptime Index de 2019, pela HostAdvice, marca americana que reúne informações sobre empresas de hospedagem do mundo todo. Basicamente, o Uptime é o tempo que os servidores estarão disponíveis para os usuários acessarem seu site. Em planos mais robustos, é possível chegar a 99,9%.

A empresa de hospedagem certa para o melhor desempenho

Dentre as diversas formas de resolver o problema de site lento, escolher uma empresa de hospedagem com possibilidade de otimização, suporte especializado e opções de servidores dedicados, é uma das principais medidas. Entre em contato com a TargetHost, traga seu site e usufrua das diversas vantagens que oferecemos.