Quando devo usar um subdomínio?

Trabalhar com a internet exige, entre outras coisas, que usemos técnicas para atingir melhor posição nos buscadores, como o Google. O SEO, como chamamos esse conjunto de estratégias, é composto de várias etapas e pode ser aplicado em conteúdo, programação e, até mesmo, na escolha de imagens. Dentre os fatores que influenciam, o diretório e o subdomínio são importantes aliados.

Subdiretorio ou subdominio

Qual a diferença entre subdomínio e diretório?

O subdomínio é uma ramificação do seu endereço principal. É possível criar quantos você quiser e sua principal característica é a adição de uma palavra antes do domínio. Por exemplo: blog.seudominio.com.br.

Já o diretório, é uma pasta dentro do site principal. A melhor forma de reconhecer um é olhando diretamente para a URL. Neste caso, o nome da pasta aparece depois do seu domínio principal. Por exemplo: seudominio.com.br/blog.

Para SEO, é melhor um subdomínio ou diretório?

Se nossa preocupação estiver relacionada ao SEO, ou seja, ao ranqueamento do site nos sistemas de buscas, há profissionais que acreditam que não há muita diferença. Segundo essa corrente, o crawler do Google, o algoritmo que lê o seu site, consegue identificar um subdomínio ou diretório como parte do seu site.

Porém, há outros estudos e pesquisas – inclusive declarações do Google – que apontam que o uso de diretórios beneficia o ranqueamento nos mecanismos de busca. O motivo seria o fato de que o crawler indexa subdomínio como outro domínio, não constando “dentro” do seu site. O que seria extremamente negativo do ponto de vista do SEO.

Para conteúdo, é melhor um subdomínio ou diretório?

Quando você tiver um domínio principal, mas fala de assuntos diversos, que não têm ligação, a indicação é que use os subdomínios. Por exemplo: marketing.seudominio.com.br e desenvolvimento.seudominio.com.br. Mas, caso você tenha diferentes conteúdos sobre a mesma área, fique com os diretórios. Por exemplo: seudominio.com.br/marketing e seudominio.com.br/marketing-digital.

Algumas pessoas optam pelo uso do subdomínio em casos em que o site possui determinadas áreas em aplicativos de terceiros – como loja integrada, por exemplo. Então, o uso de opções como loja.seudominio.com.br aparece como uma saída.

Empresa de hospedagem de site é a TargetHost

Se você procura uma empresa com planos de hospedagens com SSL incluso, suporte avançado, soluções para e-commerce e construtor de site integrado, venha para a TargetHost e traga seu site para nós. Entre em contato e saiba mais.