O que é o cache e por que devemos limpá-lo?

Em tutoriais e dicas pela internet ou de amigos, é bastante comum ouvirmos a seguinte orientação quando o navegador de internet, ou browser, começa a travar: limpar o cache. Mas o que é este elemento e por que devemos limpar o cache com certa frequência, ainda mais se utilizarmos computadores não tão robustos? Neste texto, a Target Host traz para você diversas informações importantes sobre essa temática.

Afinal de contas: o que é o cache?

A memória cache é um dispositivo de acesso rápido interno a um sistema operacional, com a finalidade de armazenar os dados mais utilizados pelo processador, o que contribuiu para tarefas repetitivas em todo o âmbito do sistema, não apenas no browser, onde o cache é mais conhecido. Tendo em vista que o funcionamento do sistema operacional abrange a realização de várias tarefas repetitivas, o cache realmente é bastante útil, pois otimiza esses processos, levando ao ganho de tempo e desempenho no computador.

O acúmulo desses dados, entretanto, pode causar um efeito contrário, fazendo com que sejam carregados dados irrelevantes, sobrecarregando a memória e levando bastante lentidão ao sistema. Por isso, é importante realizar o processo de limpeza do cache, como veremos adiante.

A importância do cache para o remarketing

Tendo em vista que esse conjunto de dados armazenados contém informações riquíssimas sobre o perfil do consumidor, dá para imaginar o “tesouro” que isso representa para o mundo publicitário, especificamente para estratégias de marketing digital, na qual anunciantes empregam diversas técnicas para impulsionar o seu volume de vendas. Uma das estratégias mais utilizadas é o remarketing, que consiste em anúncios que são expostos a internautas que já se expuseram a conteúdos relacionados, como, por exemplo, ao entrar ao menos uma vez no site da sua empresa

É muito comum que alguém faça uma pesquisa, entre no site de determinada empresa, mas não efetue a compra de primeira. Depois que sai da página, o usuário passa a receber anúncios relacionados à empresa e ao produto desejado em sites dos mais diversos segmentos, que estão integrados à rede de sites parceiros do Google. As campanhas de remarketing funcionam justamente enquanto o usuário não realiza a limpeza do cache do seu navegador.

Por que devemos limpar o cache?

Feitas essas explicações, então respondamos à pergunta: por que limpar cache com certa frequência? Em primeiro lugar, como é largamente presente no senso comum dos usuários de internet (e é justamente o gatilho que leva a maior parte das pessoas a realizar tal procedimento, além da limpeza de cookies), limpar o cache tem a finalidade de aprimorar o desempenho do dispositivo, seja móvel (Android, iOS etc.) ou de desktops e notebooks (Windows, Linux etc.), pois o acúmulo de dados armazenados, embora seja útil inicialmente, ao longo do tempo compromete o desempenho.

Além de otimizar o desempenho, também é muito importante salientar o papel da limpeza do cache para a preservação da segurança e privacidade do usuário. Com tantos dados importantes armazenados, a invasão do dispositivo por hackers, por exemplo, teria acesso a diversas informações pessoais. Não é à toa, por exemplo, que a opção de limpar o cache invariavelmente está presentes nos menus de privacidade e segurança dos navegadores de internet.

Além disso, a limpeza do cache faz com o internauta também controle melhor o seu acesso a campanhas de remarketing, tendo em vista que pode ter pesquisado sobre aquilo em determinado momento e desistido da compra por diversos motivos, além da possibilidade de entrar em sites de produtos específicos com finalidade de pesquisas ou de benchmarking, sem a intenção de realizar a aquisição. Este elemento, portanto, se relaciona bastante com a dimensão da privacidade do usuário na rede.

Conte com todos os serviços de TI da Target Host!

A TargetHost, empresa de hospedagem de sites, oferece diversos serviços e soluções no âmbito da tecnologia da informação, como hospedagem de sites, registro de domínios, servidores de e-mail, certificados SSL, soluções cloud (armazenamento em nuvem etc.). Imaginamos que este texto sobre o cache e seu funcionamento tenha servido para ilustrar ainda mais a importância da aplicação de sólidas estruturas para a atuação de sua empresa/negócio no meio virtual. Entre já em contato conosco!