Rio Info 2016 – TI nos Esportes

A Target Host esteve no Rio Info 2016 e assistiu alguns painéis e palestras. O evento ocorreu entres os dias 04 a 06 de julho. Eram tantas as possibilidades que ficou difícil escolher. O 14º encontro nacional de tecnologia e negócios trouxe experts, geeks, PHDs, investidores, CIOs, mestres e muito mais. Um dos painéis interessantes do local, foi o TI nos Esportes.

A primeira palestra foi sobre como clubes estão usando a tecnologia na performance dos atletas no futebol. Entre os palestrantes, estavam os quatro grandes clubes cariocas. Alfie Assis, representando o Botafogo, Alex Souto Maior (Flamengo), Pedro Monteiro (Vasco) e Pedro Pereira (Fluminense).

conteudo_567a9d2f11c9a

TI nos Esportes

Os palestrantes de Flamengo e Fluminense focaram mais em como é o dia a dia da equipe de Fisiologia, como eles ajudam na performance do atleta. Segundo eles, o monitoramento do treino ajuda a controlar o volume e a intensidade do treino. Também é feito monitoramento referente ao controle da performance. Ambos monitoramentos, são para um propósito que a tecnologia aprimorou, o controle físico. Os aparelhos usados por ambas equipes são fundamentais pois oferecem os dados da evolução do jogador, dessa maneira a prevenção de contusões e lesões são mais eficientes.

A TI no futebol não foi apenas focado na área da Fisiologia, os palestrantes de Botafogo e Vasco, falaram como a análise de dados ajuda o time a obter resultados. Segundo Alfie e Pedro Monteiro existem vários programas que podem ajudar na evolução tática e no aprimoramento técnico, é claro que a tecnologia não ganha o jogo, mas ajuda. Alfie acredita que a tecnologia é mais um subsídio para a tomada de decisão. Pedro Monteiro diz que as ferramentas estão disponíveis a todos, porém não importa qual programa você irá utilizar e sim como utiliza-lá.

Aqui está alguns dos programas mencionados pelos palestrantes:
TacticalPad,
Footstats,
Wyscout,
Dartfish,
Sports Code