Link dedicado ou ADSL? Fibra ou rádio? Qual operadora contratar? Contrato uma redundância?

Estas são dúvidas frequentes dos clientes corporativos na hora de decidir sobre a internet da sua empresa.

Os links dedicados são uma fibra direcionada para a empresa contratante, que garante 100% da velocidade contratada, ao contrário do ADSL onde a fibra é “repartida” entre vários usuários e por lei a capacidade contratada pode oscilar em até 70%.

Segundo Luiz Mascarenhas, diretor comercial da Dr.Celular nos últimos anos os preços dos links dedicados caíram muito, e hoje já é possível contratar um link dedicado de 10M a partir de R$ 499,00 sujeito a viabilidade local.

O link dedicado pode ser via fibra ou rádio, a fibra responde pelo maior volume de vendas e geralmente tem preços um pouco menores, mas o rádio é um produto que melhorou de qualidade nos últimos anos e é uma boa alternativa em locais onde a fibra não chega, ou para redundância.

Outra questão importante é: qual a criticidade da internet para o seu negócio? Se ela é fundamental, é importante que se tenha uma redundância, um outro link de internet que seja completamente independente do primeiro (outra rota e outra modalidade, de preferência).

O Mercado hoje apresenta uma vasta opção de operadoras que vendem links dedicados em fibra ou rádio, procure a assessoria de uma empresa especializada, que possa te ajudar a decidir a opção mais adequada em capacidade e modalidade para sua empresa, evitando custos desnecessários e dando segurança a sua operação.