Como escolher a internet para trabalhar em casa?

A necessidade de uma robusta internet banda larga em casa geralmente é bastante citada para finalidades recreativas e de lazer. Por exemplo: jogar on-line sem travar, assistir a conteúdos de streaming na máxima resolução etc. Entretanto, num período em que milhões e milhões de pessoas passaram a trabalhar de casa, ou seja, em regime de home office ou teletrabalho, a importância de uma boa internet para trabalhar em casa se tornou ainda maior. Neste sentido, o objetivo deste texto é trazer algumas dicas para você levar em consideração na hora de escolher a internet adequada para a sua casa.

As empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, sempre se atentaram bastante para a qualidade do serviço de internet, tendo em vista a delicadeza dos dados e arquivos trabalhados e a rigidez de prazos (um problema no acesso à internet pode trazer graves problemas, mesmo que por tempo reduzido). Agora que muitas pessoas estão realizando home office, a preocupação com parte dessa infraestrutura passou para o funcionário, que deve tomar ainda mais cuidado na hora de escolher seu provedor de acesso à internet, com regimes de dados adequados e também considerando que serviço será ainda mais utilizado para finalidades de lazer, considerando o período de confinamento durante a atual crise, oriunda da pandemia do novo coronavírus.

Velocidades de upload e download

Um dos principais pontos a serem levados em consideração nessa escolha é a velocidade de download e upload, medida em unidades como kbps e mbps (quilobits e megabits por segundo). A primeira consiste na velocidade do tráfego dos dados e arquivos que são enviados dos servidores para o usuário (são “baixados”), enquanto a segunda se refere ao envio de dados pelo usuário aos servidores (“subir” os dados). A maior parte dos usuários comuns utiliza mais o download, e o valor que vemos nas propagandas de internet se refere a esse valor (por exemplo, 35 megas, ou seja, 35 mbps).

Por outro lado, sobretudo usuários que realizam o upload de arquivos robustos e “pesados”, como é bastante comum na rotina de trabalho de escritório, também devem prestar atenção à velocidade de upload, que normalmente é bem mais baixa que a de download. É claro que você só precisa de uma taxa de upload muito acima das convencionais se o seu trabalho demandar o upload de dados e arquivos robustos em tempo reduzido, assim como um usuário comum também sentirá dificuldades se a taxa de upload for muito abaixo do comum. Verifique ambas as taxas no momento de contratar um serviço e garanta que estejam alinhadas à sua necessidade.

Fique ligado no roteador e no repetidor de sinal!

Tendo em vista que hoje em dia a maior parte dos dispositivos estão conectados remotamente, ou seja, por Wi-Fi, é importante a utilização de roteadores de qualidade, para que o sinal chegue com a maior qualidade possível aos dispositivos que não estão conectados a um cabo ethernet. As próprias empresas de telecomunicação sempre afirmam que somente garantem a velocidade contratada em conexões com o cabo, embora os roteadores estejam cada vez melhores e sinal, costume chegar bem forte a notebooks e smartphones, por exemplo. Uma outra questão neste sentido é, se a casa for muito grande e tiver diversos cômodos, pode ser necessária a instalação de um repetidor de sinal, a fim de que mesmo os usuários mais distantes do roteador principal tenham acesso a um sinal de qualidade. Por isso, seja criterioso na escolha desses equipamentos.

Franquia de consumo de dados

Bastante comum na internet móvel e largamente utilizada antigamente nas bandas largas, a franquia de dados também é outro fator que você deve levar em consideração, ainda mais se você também utiliza a internet para assistir streams em alta definição (como Netflix, Amazon Prime e Globo Play), serviços que estão em franca expansão, utilizar apps em Smart TVs e jogar on-line. Não só para lazer: o trabalho também envolve largo consumo de dados, seja com o envio e recebimento de arquivos, download de programas robustos e a realização frequente de videoconferências com a equipe e clientes.

Hoje em dia a maior parte das empresas de telecomunicações oferece serviços de banda larga com franquia ilimitada, ou seja, você pode consumir dados à vontade. Fique ligado nas letras miúdas e, em caso de contratação por telefone, certifique-se de que a sua franquia de dados é ilimitada. Imagina o quanto seria danoso sua internet no meio do mês passar à velocidade de 256 kbps, lembrando os tempos da internet discada? Portanto fique bastante ligado!

Importância da estabilidade e serviço de suporte e atendimento ao consumidor

Além disso, a estabilidade do serviço também é fundamental. Consulte amigos, colegas de trabalho e familiares sobre o desempenho dos mais diversos provedores, a fim de verificar quais são os mais recomendados. Além disso, consultar as redes sociais das empresas (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter etc.) e sites como o Reclame Aqui são importantes para os contratantes verificarem as queixas mais comuns e a celeridade dos serviços de suporte e atendimento ao consumidor. Afinal de contas: danos e oscilações de serviço podem ocorrer até com os melhores provedores, mas é fundamental que o tempo de reparo seja o menor possível, ainda mais envolvendo atividades de trabalho.

A internet 5G

Por fim, podemos citar a internet 5G como uma grande aliada. Trata-se da nova geração de internet para celulares e dispositivos móveis, bem mais rápida que o 4G. Sendo 4G ou 5G, este serviço pode contribuir bastante para o seu trabalho, sobretudo em caso de oscilações com a banda larga de casa, pois quase todos os smartphones hoje em dia possuem a função de compartilhar internet, ou seja, servir como roteador, de modo que você utilizaria no computador o pacote de dados móvel. Por outro lado, é importante tomar cuidado com esse consumo e verificar em qual rede o seu computador/notebook está conectado, pois em geral pacotes de internet móvel têm franquia de dados, por maior que esta seja.

A Target Host oferece soluções para as mais diversas necessidades!

Embora muitos usuários tenham passado a utilizar a internet para trabalhar em casa, as empresas não podem descuidar das suas estruturas de tecnologia da informação, pois, ainda que o home office seja uma tendência cuja disseminação é incontornável, tampouco o trabalho presencial será abolido. Além disso, o trabalho remoto amplia as demandas em relação ao armazenamento em nuvem, por exemplo. Para que seus colaboradores trabalhem da melhor maneira em casa ou no escritório, a TargetHost, empresa de hospedagem de sites, oferece assertivas soluções de tecnologia da informação para dar todo o suporte ao seu negócio. Entre já em contato!