Melhorando a segurança digital da sua empresa

Segurança, sem dúvidas, é um assunto que deve ser constantemente discutido. Principalmente quando pensamos em proteção de dados e informações da sua empresa. Nesses casos, é ainda mais importante que você esteja ciente de algumas coisas que pode implementar no ambiente de trabalho para contribuir com a manutenção segura de tudo que se encontra no ambiente digital.

É notório que as tecnologias ajudam, principalmente as pequenas e médias empresas, a aumentarem sua produtividade e se tornarem mais competitivas no mercado. Armazenamento em nuvem, internet de alta velocidade, equipamentos em rede e interligados, são alguns dos exemplos. E é aí, que o risco ocorre. É necessário que as empresas tomem atitudes para se proteger.

Antivírus

Pode até parecer uma dica boba, mas é essencial que todos os equipamentos utilizados tenham uma proteção de antivírus instalada. Há versões gratuitas como o Avast e o AVG e outros modelos pagos como o McAfee e o Bitdefender. Basta analisar qual se encaixa melhor no atual momento do seu negócio. E é sempre importante lembrar: tendo instalado o programa de sua escolha, faça a varredura e o mantenha sempre atualizado.

Atualização

Por falar em atualizações, é importante que os seus programas estejam sempre nas versões mais recentes fornecidas pela empresa que produz. A cada nova versão, há sempre atualizações relacionadas à segurança e ao deixar o programa rodando com versões antigas, seu computador pode ficar vulnerável.

Bloqueio a sites nocivos

Apesar de muitas pessoas não gostarem da ideia de bloquear alguns sites em ambiente de trabalho, há muitos vírus que são instalados na rede através de alguns endereços maliciosos na internet. Normalmente, isso acontece em sites de jogos, conteúdo adulto e download ilegal. É importante que eles sejam bloqueados para proteger a rede corporativa.

Proteja seu Wi-Fi

Essa dica vale, não só para empresas, mas para quem acessa conteúdo profissional em casa também. Sua senha deve ser forte e sua conexão deve possuir encriptação de dados. Mude senha do painel de controle do seu roteador para aumentar ainda mais a segurança da sua rede de internet.

Ainda sobre a sua rede Wi-Fi, ative os filtros por endereço MAC, informando os dispositivos que podem acessar aquela rede. Esta dica é importante e essencial.

Cobre senhas fortes

As senhas fracas são um dos principais pontos de entrada para vírus e malware nos computadores. É importante que os gestores tenham controle das senhas criadas, principalmente aquelas que dão acesso aos documentos da área financeira e dos dados referentes aos clientes da empresa.

Backup de todos os dados

A prevenção é sempre o melhor caminho para proteger sua empresa. Mantenha todos os dados salvos em mais de um local. Faça backup constantemente e, se possível, de forma automática, para que não tenha risco de perder os arquivos. Incentive seus colaboradores e funcionários a efetuar o backup regularmente e proteger seus arquivos.

Algumas mudanças no dia a dia da empresa ajudam a deixar os arquivos e informações mais seguros no ambiente digital. Porém, é essencial que sua empresa esteja protegida de todas as formas possíveis, como filtro de spam no e-mail corporativo, certificado de segurança no site e backups regulares do banco de dados.

Entre em contato com a Target Host, sua empresa de hospedagem de site, e comece 2020 deixando sua empresa ainda mais segura