O que é o endereço MAC e porque você deve utilizá-lo?

Quando falamos de conexão sem fio, que costumamos chamar de wi-fi, um dos primeiros pensamentos que precisamos ter é a segurança. Há três formas de configurar seu uso: a rede aberta, que pode ser acessada por qualquer pessoa no alcance; a conexão por senha, sendo esta a mais utilizada; e por fim, o limite de acesso baseado no endereço MAC. Todo mundo sabe que o princípio básico é ter uma senha forte e não entregar ela para qualquer pessoa. Mas, para além disso, é possível adicionar ainda mais proteção à sua rede. E o endereço MAC é uma destas formas. Vamos entender o que é isso e como ele pode ajudar a proteger seus dados e dispositivos.

O que é o endereço MAC?

O significado literal de MAC é Media Access Control e funciona como um registro único de toda máquina. O objetivo dele é identificar cada computador a partir da fábrica, porém, pode ser modificado manualmente. Ele possui 12 dígitos e é uma das formas de controle de conexão.

Estes doze dígitos hexadecimais vão funcionar como endereço para sua máquina e ao configurar a internet, você pode liberar acesso apenas para determinados endereços MAC, o que torna a sua conexão ainda mais segura. Senhas podem ser hackeadas e deixar a rede aberta não é recomendado, por isso, o endereço MAC seria a opção mais segura.

Principais funções em utilizar o número MAC

Filtragem de endereço: Conseguir limitar o acesso a apenas alguns endereços MAC, como explicamos anteriormente

Identificação: Quando o acesso é feito em redes públicas, o endereço MAC é utilizado para identificar aquele dispositivo, concedendo internet por um tempo determinado.

Rastreamento: Através do número MAC, que é único, é possível realizar o rastreio de um dispositivo.

O número MAC pode ser alterado e a maioria das placas de rede permite que você modifique a sequência. Porém, para fazer esta alteração, é necessário que você tenha acesso ao gerenciador de configurações da máquina em questão. Dependendo do sistema operacional utilizado, este caminho pode ser diferente, portanto, pesquise a forma de acessar o endereço MAC da sua máquina de acordo com o modelo e o sistema utilizado.

Para realizar esta operação de filtragem de números MAC no seu roteador, é preciso que o conecte via cabo e lembre-se de colocar o endereço MAC da máquina que está sendo utilizada primeiramente. Esta opção de cadastro fica em lugares variados dependendo do modelo do seu roteador mas, normalmente, aparece algo como “filtragem de MAC” ou “Filtro de Endereço MAC”. Com esta configuração, seu vizinho não vai mais conseguir roubar sua internet wi-fi.

Quando falamos de conexão e proteção de dados, não podemos deixar que a segurança seja algo em segundo plano. Isso também vale para a hospedagem de sites. Entre em contato com a Targethost, sua empresa de hospedagem de site, e saiba como garantimos segurança e velocidade para seu negócio na internet.