Layouts que facilitam a leitura e a compreensão de conteúdos

A necessidade de captar novos leitores e pessoas interessadas nos diversos conteúdos da web para determinados sites, faz com que os administradores e autores atentarem para elementos que anteriormente poderiam passar batidos. A quantidade de informação disponível é tamanha que isso já não é o fator que atrai um leitor para determinado conteúdo, pelo menos não exclusivamente.

A usabilidade é fundamental para o sucesso de um conteúdo na internet e a hospedagem de sites, é quesito extremamente importante para a fluência da navegação, rapidez dos carregamentos e gestão do conteúdo. Para o usuário, quanto mais ergonômico o layout, é sinal de atenção com o bem estar do leitor, portanto, maior as suas chances de sucesso e aumentar pageviews.

Outro requisito fundamental é a responsividade do layout. Por design responsivo entende-se todo site cuja exibição seja adaptável a todos os dispositivos sem prejuízo nas funcionalidades nem no conteúdo.

Use todas as armas ao seu favor, principalmente as visuais

Design responsivo

Pensando em como se comporta um usuário que está à frente de uma tela, a postura dele pode não ser exatamente a melhor para fazer uma leitura extensa. Da mesma maneira, a definição dos monitores, por melhores que sejam, ainda não são favorecem a leitura como numa revista ou jornal. Além disso, o brilho prejudica todo o processo. A leitura via monitor é 25% mais lenta que em relação à impressa e sua compreensão sofre uma queda de 50% na mesma comparação.

Para melhorar isso, é importante primeiramente pensar em layout mais limpo, sem que haja elementos que prejudiquem a atenção ou ofusquem a visão. Após isso, pense numa fonte um pouco maior e que seja fácil de ser compreendida, com estilo simples e que dê dinâmica à leitura. O espaçamento deve ser levemente aumentado para que não haja conflito entre as linhas.

Lembre-se sempre de que os links devem agregar ao texto e eles são muito bem vindos, bem como palavras em negrito. As listas são outro elemento que atraem demais a atenção de quem estiver fazendo a leitura, além do uso de imagens pertinentes para agregar valor real ao texto. Evite o uso de elementos que não sejam complementares ao conteúdo. Penduricalhos desnecessários tiram o foco do leitor.

Evite supérfluos, use palavras-chave que prendam seu usuário

Profissionais de comunicação e de informática sabem que a hierarquia da informação é fundamental para a atrair o leitor para o assunto. Procure ser objetivo, sem rodeios. Evite palavras desnecessárias e fale ao leitor exatamente o que precisa. A escolha das palavras-chave deve ser minuciosa, já que elas ajudarão o usuário a se localizar dentro do conteúdo.

Outra boa dica para ajudar a organização é fazer uma divisão em blocos, sempre respeitando a hierarquia informacional. É ela que irá fazer o leitor se manter dentro do site. Outro elemento bastante importante são os títulos, eles devem ter força e devem conter palavras que despertem vontade na leitura. Coloque-se sempre na postura de usuário e certamente você saberá como agradar!