Regras do Google para para rankeamento e indexação

Para que você tenha um site de sucesso é fundamental um bom domínio e um bom serviço de hospedagem de sites. É preciso, também, desenvolver as melhores estratégias para melhorar o posicionamento na pesquisa orgânica do Google, que lhe dará a visibilidade necessária para que seu produto ou negócio cresça de forma mais efetiva e direta.

No entanto, para que isso aconteça é preciso que você tenha preocupação com mais duas palavras essenciais para o Google e que determinarão o modo como você é visto na internet. São elas: indexação e rankeamento.

Rankeamento e indexação do Google

O que é indexação e rankeamento

Antes de falarmos sobre as regras do Google para os sites e sua otimização, vamos falar mais sobre essas duas palavras e tentar explicar de forma bem simples e rápida o que cada uma delas significa.

Rankeamento de sites nada mais é do que a posição na qual a sua página aparece quando alguém faz uma pesquisa pelo Google. Vamos supor o seguinte: imagine que você tenha um site sobre saúde. Toda vez que alguém procurar pela palavra no Google, ele pesquisa e rankeia o site de acordo com a sua relevância em seu algoritmo, que faz essa compilação.

Já a indexação nada mais é do que a forma como um site é encontrado na base de dados do Google, ou seja, em toda a internet. Quer dizer que é a ferramenta que faz com que o seu site seja visto pelos “robôs” do Google e colocado como opção de busca para os internautas. Quanto melhor esse “arquivamento” ou indexação for realizado, melhores as chances de você ter rankeamento bom na hora que pesquisarem alguma das palavras que foi trabalhada em seu conteúdo. >

As regras do Google

Para ter um bom rankeamento e ser indexado rapidamente, é preciso que você cumpra algumas das etapas que o Google vê como essenciais aos mecanismos de busca. Entre elas está a diversidade e importância do conteúdo.

Funciona assim: toda vez que você escreve algo novo e realmente relevante na internet, seu site passa a ser visto como um “bom site” e sua posição de rankeamento sobe um pouco.

As estruturas adequadas de heading e tags também contam pontos na hora do rankeamento e indexação. Por isso, se seu conteúdo tiver as heading e tags ele terá um rankeamento mais efetivo, assim como se você trabalhar de forma satisfatória as palavras chaves do texto. Todos esses fatores aumentarão suas chances de subir no rankeamento.

O uso de backlinks também é importante para essa ferramenta. Isso porque quanto mais o seu texto for citado em outros blogs, sites e até mesmo redes sociais, mais o Google o reconhecerá como um link de conteúdo e maiores serão as suas chances de tornar a sua página melhor rankeada nos mecanismos de busca do site mais procurado no assunto.

Mas aqui vale uma ressalva: backlinks comprados ou até mesmo pedidos não são contabilizados e não farão com que sua página fique bem colocada no rankeamento do Google. A citação tem que ser espontânea.

E falando em Google, você sabia que eles estão testando carros sem motoristas por aí? Incrível, não é?!