Design responsivo e as diretrizes do Google

A rapidez da evolução dos dispositivos portáteis mostrou que as tecnologias precisam se adaptar. Desde a hospedagem de sites até o front-end tudo deve ser pensado para diversos formatos. Ser responsivo é, atualmente, regra básica e não mais diferencial, até pela recente mudança do algoritmo do Google.

Desde o último dia 21 de abril, está valendo a mudança que enfatiza a importância de ter websites construídos para serem visualizados em dispositivos móveis de uma forma dinâmica e organizada, baseando a navegação em excelência na usabilidade e rapidez. A mudança, no entanto, vale apenas para smartphones.

Design responsivo

Você sabe exatamente o que é ser responsivo?

Ao abrir um conteúdo no seu PC ou notebook é normal que todos os elementos do site apareçam de forma organizada e pensada para que sua navegação seja sempre a melhor e mais eficaz possível. Esse processo é tão natural que muitos não conseguem entender que o carregamento de uma página respeita padrões de tamanho, e que tudo está organizado em um layout ergonômico para facilitar a navegação.

O que ocorria, entretanto, com a chegada dos novos dispositivos, os smartphones, era uma total mudança no tamanho da tela e forma de apresentar o conteúdo. Você conseguiria imaginar uma navegação onde a tela do seu PC ou notebook fosse colocada na vertical? Ou ainda que essa tela fosse diminuída até caber no seu bolso? Foi exatamente isso que aconteceu. Não é possível, assim, colocar a mesma quantidade de palavras, já que tornando proporcional ao tamanho da tela, a leitura seria impossível, necessitando de ampliação do tamanho, o famoso zoom, tão utilizado em sites que não são responsivos.

Assim, quando se abre um site já adaptado, ele consegue identificar pelos protocolos trocados, o tipo de dispositivo em que estão sendo carregadas as informações, exibindo de forma organizada tudo o que o usuário precisa vizualizar. Assim, as palavras, imagens e links são colocados de maneira a não exceder os limites da tela usada. Quando se carrega um site completamente responsivo, tudo que você precisa está sendo visualizado, sendo apenas necessário rolar a tela para continuidade da leitura.

Pensando no usuário, você estará dentro das diretrizes do Google

Diante desse cenário, o Google decidiu de vez priorizar em seu ranking os sites que são pensados dessa forma. Afinal, quando ele é construído para o usuário, para ser a melhor experiência de navegação possível, o webmaster está de acordo com as diretrizes do site de busca mais acessado e que está nessa condição, justamente por pensar no bem estar que quem busca informações nele. >

Portanto, se você tem um site institucional ou e-commerce, ele será priorizado na busca orgânica se houver a opção de navegação otimizada para mobile, que atualmente já conta com mais de 68 milhões de usuários no país, o que representa mais de 40% dos usuários ativos. Pense na condição de seu negócio e invista na satisfação do seu cliente em potencial.