Como é determinada a velocidade da internet

Quem não se lembra daquele tempo em que era preciso esperar até meia noite para fazer a conexão com a internet discada e sua “incrível” velocidade de 56kbps? A confusão sobre velocidade começa exatamente nesse momento. Quem nunca falou que a conexão era de 56 kilobytes por segundo? A verdade é que a velocidade entregue pelos velhos modens discados, ou mesmo pelos modernos ADSL e outras bandas largas é dada em kilobites, ou seja, oito vezes menor do que a maioria das pessoas imaginava.

Se você contrata uma banda larga de 1mbps na verdade você precisa pegar os 1024mbps e dividir por oito. Dessa forma, a velocidade de transferência de dados é de 128kbps. Para quem não sabe, qualquer abertura de página equivale a downloads de dados. Ou seja, tudo na internet é baseado em troca de informações eletrônicas, sendo o download quando o dispositivo recebe dados, e upload, quando o dispositivo envia dados. Na hora de contratar uma hospedagem de sites, é preciso entender que a fluência desses dados pelos servidores farão a diferença na abertura da página. A velocidade é um dos segredos do seu site para ser o melhor!

Velocidade na internet

Gargalos de conexão também influenciam

Quando o assunto sai do âmbito caseiro e passa para o ambiente empresarial, o que ocorre é exatamente uma necessidade de outro entendimento. Quando se contrata um plano de internet convencional, ela é, na verdade, compartilhada com todos os usuários que a contratam. O seu computador é apenas um destino, tendo milhares de outros semelhantes. A conexão passa assim pela necessidade de transferência de dados. O grande problema é que o gargalo nem sempre comporta tantos usuários. Por conta disso, a velocidade cai.

É fácil compreender quando comparamos com água. Se temos um manancial com 10 mil litros de água, e 100 pessoas do outro lado para receber 100 litros de água, casd o cano de passagem não comportar a demanda de uma vez só, a velocidade de chegada dessa água até o destino será mais lenta. Da mesma forma que se cinco pessoas saíssem desse sistema, a velocidade aumentaria.

Quando temos servidor dedicado, o que ocorre é exatamente a situação de ter a quantidade exata de água que o usuário precisa com um cano do tamanho ideal. Por exemplo, se você contrata 10mbps, você não terá que dividir essa conexão com mais ninguém, tendo a velocidade total de transferência de dados. Por isso,para empresas que demandam fluxo de dados em alta quantidade, o servidor dedicado é o mais indicado.