Tipos de e-commerce

As lojas virtuais são chamadas de e-commerce e possuem propostas distintas e estruturas específicas para diferentes tipos de atuação. Nem todo site para negócios é igual ou segue um modelo específico.
A seguir, você vai conhecer todos os tipos de e-commerce e descobrir qual é o ideal para o seu negócio!

Ilustração pessoas segurando celular

E-commerce para B2C – Business to Costumer

Com certeza, esse é o modelo mais popular entre os tipos de e-commerce, com a empresa que vende diretamente para o seu consumidor final. Existem incontáveis sites para comércio eletrônico que operam no varejo, desde empresas gigantes e muito conhecidas do consumidor até microempresários, que possuem um público bastante segmentado.

Todos os empreendedores que miram no cliente-final e pretendem atuar no varejo podem investir em um e-commerce com esses moldes. Os empresários que já possuem loja física também podem migrar para o espaço virtual e operar em ambas as frentes, fazendo a integração da loja física com a virtual.

Assim, é possível criar facilidades para quem prefere comprar online, receber em casa ou retirar na loja, por exemplo. Também é possível enviar produtos para clientes em todo o Brasil, caso queira ampliar a operação.

E-commerce para B2B – Business to Business

Essas lojas virtuais são formadas por plataformas específicas para empresas que vão atender empresas. O comércio online é projetado para atender as especificações da proposta de negócio, que possui suas particularidades importantes para a concretização de vendas, como prazos e custo do frete. São lojas virtuais elaboradas para atacado e larga escala, com quantidade mínima de produtos, crédito pré-aprovado para alguns clientes, entre outros diferenciais.

E-commerce para B2G – Business to Government

Também existem as lojas virtuais que são voltadas para a administração pública, que ofertam tanto produtos como serviços. Nesse caso, os órgãos governamentais são os potenciais compradores.

Fazem parte desse tipo de negócio a realização de licitações, as obrigações tributárias em ordem, contar com um procedimento para acompanhar os editais dos seus principais clientes, assim como as etapas de compra que compreendem o processo licitatório.

E-commerce Social

Esse é um dos tipos de e-commerce feito com a finalidade de atrair e fidelizar clientes. Esses modelos de plataformas são projetados para expandir uma empresa ou marca, para que produtos sejam exibidos em redes sociais com botão de compra e para que os usuários migrem para ofertas, para lojas virtuais integradas com estratégias do Facebook, ampliando as possibilidades de realização de negócios.

E-commerce para B2E – Business to Employee

A negociação entre empresas e seus funcionários pode ocorrer em um dos tipos de e-commerce classificado como B2E. Os produtos e serviços costumam ser oferecidos de formas especiais, com alguns descontos ou itens exclusivos para recompensar e prestigiar os colaboradores.

É um site destinado ao público interno, pode ter login/senha especiais para comprovar a identidade do funcionário. Como tem acesso ao perfil completo do consumidor, é possível realizar negócios mais produtivos. Além disso, o índice de inadimplentes praticamente zero. Outro benefício é que a empresa não precisa ter gastos com frete, pois o comprador retira sua compra diretamente no posto de trabalho.

E-commerce mobile

Cerca de 30% de todas as compras online realizadas no país são feitas de smartphones. Atualmente, diversas empresas, inclusive pequenos negócios, possuem sites otimizados ou aplicativos que proporcionam uma melhor experiência para o cliente que navega pelo celular ou tablet.

Esse tipo de plataforma é interessante para todos os tipos de empresas. A migração do consumidor para esses dispositivos é uma tendência crescente e permanente.

E-commerce Marketplace

O marketplace é um dos tipos de e-commerce mais completos e dinâmicos. Na loja virtual, sua empresa e outros parceiros oferecem produtos. Um exemplo deste modelo é a OLX e Americanas.com.

Como possuem vários lojistas, os marketplaces podem ser considerados um “shopping” para comércios eletrônicos. É um dos modelos mais seguros para venda C2C – Costumer to Costumer ou C2B – Costumer to Business.

A Target Host faz a hospedagem de todos os tipos de e-commerce. Conheça os planos disponíveis agora mesmo!