Saiba como transferir registro de domínio

Encontrar um bom restaurante para jantar sábado à noite é uma tarefa bem simples. O primeiro passo seria fazer uma busca rápida na internet ou redes sociais para encontrar sugestões e referências. Para concluir a missão, basta digitar o nome do bistrô no GPS do celular que o aplicativo vai te guiar até o local.

Mas e para encontrar um site, como isso funciona?

No mundo virtual, para encontrar a página de uma empresa, o mecanismo é o mesmo. O internauta digita o nome da companhia que procura na barra de navegação e pronto. Graças ao domínio hospedado na rede, em questão de segundos, aquilo que o usuário buscava aparece na tela do computador ou do smartphone.

Na linguagem da informática, domínio é basicamente o registro que o seu site terá em meio a trilhões que estão disponíveis. Cada portal possui um código de registro, um numeral como o RG, e o domínio simplifica esta informação.

Para organizar essa grande rede de dados, cada país adota uma terminologia diferente. Sites hospedados em Portugal, por exemplo, utilizam .pt logo após o domínio.

Porém, com o passar dos anos, as companhias e negócios podem passar por mudanças, seja por questões burocráticas ou mercadológicas. Nestes casos, muitas empresas sentem a necessidade de promover alterações no registro de domínio disponível na internet. Mas, como fazer isso da maneira correta e sem prejuízos, sem perder a visibilidade que conquistou?

Barra de endereço web

Como realizar a transferência de registro de domínio?

O procedimento de transferência de registro de domínio pode variar de acordo com o sistema de hospedagem. Esse sistema é onde todas as informações do seu site são armazenadas e disponibilizadas para quem navega pela rede, buscando pelo seu domínio. O seu site só poderá ser acessado se ele estiver hospedado. É como uma sala que será usada como depósito. Seguindo este raciocínio, quanto maior for esse espaço, mais informações poderão ser armazenadas.

Transferir o domínio do site da empresa não significa necessariamente alterar a titularidade do domínio ou migrar de hospedagem. Além das questões que já falamos, a transferência de registro de domínio pode ser uma forma de economizar. Muitas vezes, por inexperiência, você acaba contratando um serviço que pode pesar no orçamento. Além disso, durante a renovação, o preço pode ser alterado. Hoje, no mercado, não existe uma fixação dos valores, que naturalmente variam entre uma empresa e outra.

Sites hospedados no Brasil, com terminação .br, geralmente estão cadastrados no site Registro.br. Para fazer a mudança, acesse o portal informando CPF ou CNPJ. Para que a transferência aconteça, é preciso que o domínio esteja registrado por mais de 60 dias, ou que tenha sido renovado.

Procure pela aba TITULARIDADE e, então, vá em EDITAR INFORMAÇÕES. Ao atualizar a página, localize PROVEDOR DE SERVIÇOS e selecione outro provedor. Caso não esteja cadastrado no Registro.br, siga as orientações do sistema.

E as empresas internacionais?

Para empresas internacionais, que desejam migrar para o .br, basta logar no sistema administrativo da página, acessar o painel de controle e procurar os domínios registrados. A mudança também pode ser feita fornecendo o código de autorização, que será fornecido pela empresa atual. Localizar essa informação é simples. Observe na tela onde foi feito o desbloqueio do domínio. Depois disso, solicite a transferência de onde o domínio está registrado para a nova empresa. Esta etapa é repleta de formulários. Basta preenchê-los e seguir as orientações. O procedimento pode variar, mas é simples.

A transferência de registro de domínio pode levar até 10 dias para ser finalizada. O prazo sempre vai depender da empresa que foi contratada. Fique tranquilo, pois durante esse período o site continua funcionando. O internauta que procurar pelo seu domínio será encaminhado para a página normalmente.

Para contar com suporte profissional para realizar esse tipo de alteração, entre em contato com a equipe da Target Host!