O que é um site responsivo?

Mesa com caderno, ipod e macbook em cima e mãos segurando iphone

Site responsivo não é um site comum, ele possui uma tecnologia diferenciada e inteligente, e adapta-se automaticamente aos diferentes tamanhos de tela de cada dispositivo, como notebook, smartphone e tablet.

Você já reparou que alguns sites, quando são abertos em seu smartphone, ficam com letras minúsculas, sendo necessário dar um “zoom” para poder enxergar? Os botões do menu também ficam muito pequenos, gerando uma grande dificuldade para clicar. Este site não é responsivo!

O site responsivo, quando aberto em qualquer dispositivo, não apresenta distorções na imagem, fica do tamanho exato da tela do aparelho, proporcionando uma leitura agradável e navegação eficiente. Todos os espaços são utilizados com exatidão. Todos os itens do site ficam proporcionais.

No site responsivo, o layout é ajustado com harmonia para que o usuário de qualquer dispositivo tenha uma ótima experiência de leitura e navegabilidade. Para obter este resultado, o desenvolvedor utiliza códigos específicos para garantir todas as resoluções.

Quais são os benefícios do site responsivo?

O site responsivo é importante para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação, e isso influencia diretamente no resultado de uma loja online, por exemplo. O site responsivo funciona bastante: as chances de uma empresa que utiliza a tecnologia converter uma venda, por exemplo, aumentam em mais de 65%, de acordo com o Google Think Insights. Em sites que não são responsivos, a probabilidade despenca!

O mesmo acontece conosco quando usamos o celular e acessamos um site não responsivo. Qual é a sua primeira reação? Mudar de site!

Estima-se que 80 milhões de brasileiros utilizam smartphone no dia a dia para diversas atividades, como navegar nas redes sociais, fazer pesquisas no Google, utilizar o serviço de GPS e fazer compras, tanto de serviços como de produtos. As visualizações de páginas via smartphone crescem de forma relevante, e em alguns casos, dobram de um ano para o outro. Por isso, oferecer uma boa experiência de navegação é essencial.

Para posicionamento com SEO, os sites responsivos são favorecidos pelo Google em buscas realizadas por dispositivos móveis. Os resultados em buscas orgânicas podem ser melhores para o seu site aparecer entre os primeiros colocados. Neste sentido, a tecnologia do Google, classificada como “Mobilegeddon”, trabalha de duas maneiras:

  • em buscas orgânicas feitas em dispositivos móveis, prioriza sites responsivos;
  • em segundo lugar nas buscas, estão os sites em versão mobile;
  • por fim, estão os sites que não estão preparados para o layout do smartphone.

Taxas de rejeição

A URL não muda em nenhum dos dispositivos utilizados, ajudando no ranqueamento do site nas buscas feitas pelo robô! As taxas de rejeição de sites responsivos são bem menores.

Geralmente, os usuários que acessam a página realizam algum tipo de interação. É importante destacar que, para o Google, as taxas de rejeição podem ser interpretadas como conteúdo não relevante, afastando ainda mais uma empresa de seus potenciais clientes, por exemplo. E, obviamente, caso isso aconteça, você automaticamente será substituído por um concorrente.

Experiência do usuário

A experiência do usuário em um site responsivo é muito diferente. Conforme orientações do Google PageSpeed Developers, o tempo máximo para uma página ser aberta em dispositivos móveis deve ser de apenas 2 segundos. Em sites que não estão preparados para smartphone ou tablets, por exemplo, o carregamento pode demorar bastante. Nestes casos, além de o usuário desistir de visualizar o conteúdo, o ranqueamento feito pelo Google também é prejudicado.

Com os sites responsivos também é possível aumentar as vendas e a conversão de leads, principalmente para quem faz promoção via redes sociais. A estratégia funciona muito bem quando o link fica disponível no feed de notícias; o usuário clica e acessa o site responsivo do cliente.

Para a captação de leads, é muito interessante apostar em Landing Pages responsivas para a realização de campanhas. A Target Host tem uma equipe especializada nas atualidades que propiciam uma boa experiência ao usuário. Em caso de dúvidas, entre em contato!