O que é preciso para criar um e-commerce

.O mercado das lojas virtuais vem crescendo exponencialmente. E isso faz todo sentido! Quem não prefere comprar e receber o item tão desejado no conforto de seu lar? Bom, fato é que os e-commerce estão fazendo tanto sucesso que diversas empresas, de nichos variados, estão tentando criar também suas vitrines na web.

Porém, o ponto principal não é mais sobre ter ou não um e-commerce, mas sim como fazê-lo com eficiência. Primeiramente, é preciso que você entenda que existe toda uma estrutura envolvida. Vai muito além de somente disponibilizar seus produtos na internet e começar a vendê-los. É sobre isso que falaremos neste artigo.

Duas pessoas preparando um e-commerce

Monte um plano de negócio para o seu e-commerce

Se fôssemos enumerar em passos a criação de uma loja virtual, diríamos que montar um plano de negócios seria a primeira etapa. Ele deve ser o mais realista e completo possível. Nele, devem estar contidas informações como tamanho do orçamento inicial, público-alvo, margem de preços, despesas e expectativas de ROI (retorno sobre o investimento), que devem ser projetados a curto, médio e longo prazo.

O plano de negócios tem como principal função o auxílio e a prevenção das despesas que devem surgir.

Entenda como funciona o ecossistema

Quando se decide abrir uma loja virtual, algumas medidas devem ser tomadas acerca da base do e-commerce. Isso inclui a escolha da plataforma, compra do domínio, entre outras. Veja exatamente o que você vai precisar fazer e quem é quem neste ecossistema:

Escolher a plataforma

No momento de escolher a plataforma que irá abrigar o seu e-commerce, privilegie a que lhe pareça mais confiável. Ela deve corresponder ao tamanho da sua demanda, avaliando a quantidade de vendas que você espera ter.

Estruturar a logística

Há algumas perguntas que você precisa fazer para si mesmo: quanto você espera vender? Você será capaz de lidar com toda a demanda (desde a produção até a entrega)? Como categorizar seus produtos e serviços?

Além disso, você também precisa ter certeza de que a estrutura da sua loja online suportará todos os seus produtos. Também é muito importante que você tenha uma equipe. Sua equipe deve contar com pessoas que possam monitorar quaisquer problemas com o seu site. É claro que tudo isso depende do tamanho da sua operação.

O back office será necessário?

Se o volume de vendas for muito alto, é provável que você precise de uma plataforma back office ou ERP. Trata-se de um software que realiza o controle das operações de sua empresa. Ele irá realizar o controle de estoque, faturamento e contabilidade. O software deve ser integrado com o e-commerce a fim de ajudar na manutenção dos produtos que estão disponíveis e também emitir notas fiscais.

Contratar o gateway de pagamento

Existem empresas que fazem a intermediação entre o consumidor e as formas de pagamento de um site. Claro que você pode optar por fazer essa comunicação entre a própria loja e o meio de pagamento, mas seria necessário que uma equipe fosse criada para gerenciar a relação e para acompanhar as transações. Isso significa que contratar uma empresa especializada neste serviço garante mais segurança para você e para o consumidor. Além de diminuir o seu trabalho e da equipe.

Controlar as fraudes

Todo proprietário de loja, seja ela virtual ou física, está sujeito a fraudes, como alguém usar um cartão roubado, por exemplo. Nesses casos, o prejuízo sempre sobra para a empresa que está vendendo o produto. Contratar um serviço de análise de riscos e de controle de fraudes é vantajoso, pois eles analisam o comportamento do consumidor e suas características de compra apenas cruzando os dados. Assim, é possível barrar uma série de potenciais operações fraudulentas.

Verificar empresas de entrega

Outro ponto muito importante é saber quem vai entregar suas mercadorias e para quais distâncias vale a pena garantir o frete. Considerando todos esses fatores, é possível que você encontre uma empresa que ofereça um bom serviço, valores e prazos que sejam consonantes com o seu tipo de produto e política de entrega.

Com o e-commerce no ar, comece a vender!

Agora que todo o trabalho técnico (e um pouco braçal) foi concluído e o seu e-commerce finalmente está funcionando, é preciso começar a vender e, para isso, é necessário que seja feita toda a divulgação do seu negócio.

Existem inúmeras ações de marketing a serem adotadas, mas a inicial deve priorizar a geração de visitas e o aumento do tráfego na loja virtual. Logo depois, é imprescindível investir em campanhas que elevem a conversão de vendas e o valor do ticket médio. Como, a cada dia que passa, o custo por aquisição de novos clientes vem subindo, é essencial engajar o cliente e promover sua fidelização, fazendo com que ele compre novamente no seu site.

O principal desafio é sustentar a loja virtual

Ao passar por todas as etapas que definem o ecossistema de início de um e-commerce, fique atento aos serviços oferecidos por cada empresa contratada, principalmente a plataforma escolhida. Isso evitará que você cresça muito e a plataforma não consiga acompanhar o seu crescimento.

Tenha foco e seja inovador

E-commerces já são a realidade e eles vieram para ficar, afinal, cada vez mais pessoas preferem comprar pela internet do que nas lojas físicas. Entretanto, isso também faz com que a concorrência, na maioria dos segmentos, seja muito grande. Desta forma, inovar e oferecer diferenciais ao seu público é a solução mais concreta para tentar garantir a fidelidade de seus clientes.

Vale lembrar que é preciso pesquisar as empresas especializadas antes de tirá-lo do papel, inclusive verificar quais outras empresas e marcas elas atendem. Além da capacidade técnica, a experiência de negócio que este parceiro trará para o seu empreendimento é um dos pilares na hora de decidir.

Após passar por todo este processo, é fundamental a escolha da hospedagem de sites que funcione e dê todo o suporte para o seu pleno funcionamento. A Target Host é sua parceira e oferece as melhores soluções para seu e-commerce. Vem com a gente!