O que é JavaScript?

Com o avanço da internet, fez-se cada vez mais necessário melhorar o funcionamento dos sites. As necessidades de quem acessa a internet, foram ficando cada vez mais complexas e com isso, sugiram formas cada vez mais avançadas de fazer com que as páginas interajam entre seus servidores e usuários. Uma dessas formas é através de JavaScript.

Código em JavaScript

O que é JavaScript? 

Primeiramente, já vamos começar falando: JavaScript não tem nada a ver com Java! O Java é uma linguagem server-side, assim como PHP, Ruby, Python e outras. Já o JavaScript é uma programação client-side, que pode ser usada em conjunto com HTML e CSS.

Tudo começou em 1995, com o programador norte-americano Brendan Eich. Ele ainda trabalhava na Netscape quando projetou o JavaScript (na época, conhecido como LiveScript) para rodar no Netscape Navigator. Seu objetivo então, era permitir aos desenvolvedores formas de tornar os processos nas páginas dos sites mais dinâmicos. Um ano após ser lançado, a Microsoft portou a linguagem para seu navegador, portanto, ajudou a consolidar-la e transforma-la em uma das linguagens mais importantes e utilizadas na internet.

Funcionamento

O JavaScript auxilia e completamente o uso do HTML e do CSS, permitindo que você manipule comportamentos em uma página. Sabe quando você clica com seu mouse em alguma opção, e a partir dela, surge um submenu com outras diversas opções? Então, isso só é possível através do JavaScript! A linguagem de programação dele permite ao desenvolvedor implementar diversos itens de alto nível de complexidade em páginas web, como animações, mapas, gráficos ou informações que se atualizam em intervalos de tempo padrão, por exemplo.

Além disso, ao invés de rodar remotamente em servidores na internet, o JavaScript roda localmente. Ele fornece as páginas na internet a possibilidade de programação, transformação e processamento de dados enviados e recebidos.

Bibliotecas

Um ponto bastante relevante a ser destacado, é que o JavaScript conta com uma série de bibliotecas. Estas, oferecem recursos e ferramentas que ajudarão no processo de programação da sua páginas. :

Entre essas bibliotecas, temos:

jQuery

A biblioteca mais conhecida. Através do jQuery é possível escrever programas em JavaScript com mais facilidade. Ele apresenta uma sintaxe fácil e é utilizado pela maioria dos programadores.

AJAX

AJAX significa Asynchronous JavaScript And XML. Um dos benefícios do seu uso, é a capacidade de envio e de recebimento das informações em diversos tipos de formato. O AJAX realiza essas funções de envio e recebimento sem obrigar o usuário a atualizar a página.

Node.js

É um conjunto de ferramentas open source, e permite a criação de servidores web para a execução de aplicações. Muito utilizado em plataformas de e-commerce.


Como observado, o JavaScript é mais que uma mera linguagem para fazer truques em páginas HTML. Atualmente, é praticamente impossível imaginar a internet sem a existência dele. Em conjunto com o HTML e o CSS, o JavaScript é um dos alicerces para a internet como a conhecemos. portanto