O que é HTML?

Você sabe como uma página na internet funciona? Uma página de internet nada mais é um arquivo de texto, que geralmente, está escrito em uma linguagem chamada HTML. A página (e também toda a estrutura do seu site!) ficam armazenados em um computador que deve estar ligado o tempo todo à internet, esse é o seu servidor. Outros computadores vão acessar uma determinada página através de um navegador, inserindo um endereço (ou domínio). Esse endereço indicará na internet o servidor que armazena a página. Assim, o servidor enviará a página para o cliente.

E o que é HTML?

HTML é a sigla para Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Ela foi criada por Tim Berners-Lee, em 1990, com o intuito de interligar documentos e organizar a informação dos sites.

Mas atenção: HTML é uma linguagem de marcação, não é uma programação. Ela apenas vai informar, tanto ao humano quanto à máquina, onde está cada item da página. Ela não prevê eventos ou casos. Portanto, fique esperto ao ouvir de uma pessoa que se diz profissional na área que “programa” em HTML.

Códigos do HTML

Uma página HTML é composta por alguns elementos básicos, que são: a declaração do tipo do documento; a tag HTML, que armazenará todo conteúdo da página;  o cabeçalho, que armazena informações estruturais da página; e o corpo, que armazenará os conteúdos e formatações da página.

As marcações do HTML são realizadas através das tags, para indicar as funções de cada elemento da página. Através dessas tags, é possível formatar textos, formulários, imagens, tabelas, listas, links, entre outros.

A função da tag head é informar ao navegador qual o nome da página, se ele conta com algum tipo de programação específica, etc.

Já na body, o desenvolvedor insere os comandos para a página em si. Os títulos dos textos são identificados por outras tags, sempre acompanhados de um número de 1 a 6. Quanto menor o número, maior é a relevância do conteúdo na página. Ou seja: a tag “<h1>” é usada para títulos. Já a tag “<h2>” é usada para subtítulos, enquanto a tag “<h3>” é usada para tópicos desses subtítulos e por aí vai. Para informar onde é cada parágrafo, inserimos o texto entre a tag “<p>”. Caso seja necessário realçar o texto com negrito, usa-se a tag “<b>” e, no caso do itálico, é usado o “<i>”. Em caso de links, a tag é “<a href>”, onde o “a” significa “ancoragem”, o “h”, “hipertexto” e o “ref” é para “referência”. Ou seja: ao usar a tag “<a href=”http://www.targethost.com.br”>”, o autor da página está solicitando ao navegador a ancoragem daquela página com o hipertexto de referência de endereço “www.targethost.com.br”.

HTML5

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre o HTML. Atualmente, ele é a versão mais recente de HTML. Essa versão, trouxe algumas novas tags, como <header>, usada para cabeçalhos; <nav> para menus de navegação; <video> e <audio> para estes respectivos elementos, além de trazer uma sintaxe mais simples, como o uso do DOCTYPE.

Exemplo de código em HTML5:

Exemplo de código em HTML5 | Fonte: Wikipédia

Posso criar o meu site apenas com HTML?

Até é possível sim. Porém, o HTML não deve ser utilizado sozinho, caso contrário, você terá uma página que não é muito responsiva. Além do HTML, é bastante comum que programadores utilizem CSS, para ajudar no visual das páginas e também JavaScript, que vai auxiliar no comportamento da sua página, mostrando, por exemplo, o que acontece quando um usuário clica em algum botão.

Para que os códigos não se misturem, eles são separamos em diversas camadas. Imagine o HTML como o esqueleto do seu site. Ele fica responsável por toda a estrutura. Nele, você informará onde fica localizado o título, onde fica uma parágrafo, um texto… Já o CSS, por exemplo, é a parte externa, a aparência do esqueleto. Todas essas camadas, ficam armazenadas dentro do servidor e é juntas, darão vida ao seu site!

Hospedagem de sites

Tenha você criado uma página da web com HTML puro ou utilizado de linguagens de programação, o fato é que você vai precisar de um servidor para hospedar o seu site. E a Target Host, empresa de soluções em internet, é o que você precisa. Temos diversos planos de hospedagem de sites, que cabem no seu orçamento. Entre em contato conosco agora mesmo! >