O que é e qual a diferença entre UX Design e UI Design

No campo de desenvolvimento e programação, é importante pesquisa sobre todas as etapas do processo, desde a escolha da empresa de hospedagem de site até detalhes mais técnicos. Nisso, muitas vezes acabamos confundindo algumas funções e posições no projeto. Entre elas, a função do UI Design e UX Design costuma ser colocada em dúvida já que os dois são bem semelhantes e fica difícil apontar as diferenças entre eles.

Apesar de estarem bem próximos em suas definições, eles não são a mesma coisa e podem ser exercidos por profissionais diferentes dentro da equipe, porém, seus objetivos estão interligados e isso precisa ser levado em consideração. Para diferenciar as duas áreas, vamos falar um pouco mais sobre como funciona e quais os objetivos de cada uma.

UI Design

A tradução do termo UI Design significa “Design de Interface do Usuário”. Esta área é responsável por pensar na parte física que conecta o usuário final a um determinado produto. Este produto final pode ser um aplicativo, um novo software ou até mesmo algo físico, como uma televisão. O controle remoto é um exemplo de produto de UI Design. A forma como os botões são dispostos, os ícones e cores escolhidas, tamanho e até mesmo o material utilizado são decisões tomadas por esta equipe.

A interface precisa antecipar as reais necessidades do usuário. Um bom projeto de interface precisa garantir que ela seja simples de aprender e fácil de utilizar. Que o usuário possa realizar o que quer de forma direta e óbvia. Tudo de uma forma simples, fácil e com uma experiência “user-friendly”.

UX Design

Assim como o UI Design, aqui, o foco é também o usuário, porém a ideia é pensar na Experiência do consumidor final. Por isso, o UX Design e o UI Design estão interligados em seus objetivos: melhorar a forma como o usuário interage com o produto. Porém, quando falamos da equipe que trabalha com a experiência, eles pensam em uma esfera mais emocional e a relação afetiva do consumidor com o produto em questão. O objetivo é tornar esta interface mais natural e simples, por isso, seus profissionais estudam o comportamento humano e também do público alvo em questão para desenvolver esta interface. A projeção da experiência que encanta, fideliza e realiza o usuário.

Diferenças entre UX Design e UI Design

De primeira, parece difícil perceber a diferença entre as duas áreas e, realmente, na prática, elas costumam estar extremamente interligadas e até mesmo interdependentes e pode ficar nebuloso sobre o que é responsabilidade de cada seção, mas a verdade é que elas fazem parte de um mesmo pacote: melhorar a forma como o usuário final interage com o seu produto, seja ele um aplicativo, um website ou uma televisão. Porém, a principal diferença é que o UX Design lida com a parte mais emocional e o UI Design lida com a parte física, de desenvolvimento do produto em si.

empresa de hospedagem
Diferença entre UX Design e UI Design

Na Target Host, a sua melhor opção de hospedagem, os profissionais de UX Design e UI Design encontram ferramentas como nosso construtor de site prático e completo que irá ajudar no desenvolvimento da melhor interface disponível e que irá permitir uma experiência inesquecível para o usuário.