Como definir um orçamento de campanha pelo funil de marketing

Em toda campanha que é feita, as pessoas estão buscando atingir uma meta. Para nosso cálculo do orçamento vamos passar por quatro passos que irão nos ajudar a definir um orçamento de marketing para uma determinada campanha.

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Definir uma meta de vendas

1. O primeiro passo é definir a meta da campanha. Isso pode ser feito analisando seus números anteriores, como por exemplo, seu número de vendas do último ano. Tendo esse valor basta fazer uma estimativa de quantas vendas quer ter no próximo ano. Para pessoas que gostam de ter uma margem de segurança, pode ser feita a conta de três metas diferentes, pessimista, realista e otimista.

Cliques X Conversões

2. O segundo passo é fazer uma relação de cliques e conversões, isso é, quantos clicks são necessários para se converter em uma venda. Para este cálculo, basta dividir o número de clicks em seu anúncio pelo número de conversões, o valor encontrado será em média a quantidade de clicks que são necessários para se ter uma conversão. >

Meta X Cliques

3. O terceiro passo é calcular quantos clicks são necessários para atingir a meta da sua campanha, para isso, você deve multiplicar o número de vendas que definiu como meta no primeiro passo e pelo número que achou no segundo passo (clicks/conversões).

Resultado

4. O quarto e último passo para finalizar o orçamento de marketing digital, é calcular o quanto você precisará gastar na campanha. Como a maioria dos anúncios digitais são cobrados por click, basta consultar qual é o valor cobrado por cada click e multiplicar pelo número de clicks que você calculou no terceiro passo. A partir de agora você já sabe o quanto deve investir para que alcance o número de vendas desejadas.

Vale ressaltar que como qualquer outra campanha de marketing, as previsões não são exatas. Elas são uma probabilidade aonde podem existir variações tanto para baixo quanto para cima da meta. Isso porque utilizamos valores passados e o comportamento dos consumidores pode mudar de um ano para o outro. Assim como os valores de venda podem mudar por fatores externos, seja pelo clima, momento econômico do país, dentre outros. Mas é uma forma de ter uma noção de quanto você deve investir. Para assim, obter próximo ao valor estimado como meta.

Exemplo numérico

1. No mês de janeiro do ano passado, a empresa realizou 200 vendas. Para o próximo ano, tem-se a meta de aumentar o número de vendas em 10%. Temos, então, como meta 220 vendas (200+(200×10%)=220).

2. No mesmo mês estudado, a empresa teve uma média de 100 clicks para cada conversão. Houve um total de 20.000 clicks nas campanhas e desse número 200 vendas foram feitas (20.000/200=100).

3. Para descobrir quantos clicks são necessários, basta multiplicar os valores encontrados nos dois primeiros passos (meta de vendas e a quantidade média de clicks necessários para se ter uma venda). Multiplicando esses valores, se conclui que a empresa precisa de cerca de 22.000 clicks em sua campanha (220×100=22.000).

4. Consultando os preços que são cobrados por clicks nos meios de publicidade, observa-se que é cobrado 10 centavos por click. Para termos o custo da nossa campanha teremos que multiplicar a quantidade de clicks encontrada no terceiro passo (22.000) pelo preço de cada click (R$0,10) tendo assim um orçamento de R$2.200,00.