Como preparar um orçamento de marketing digital

Descubra algumas diferentes formas de calcular seu orçamento de marketing digital. Algumas empresas fazem esse orçamento simplesmente por uma porcentagem de sua receita, enquanto outras fazem cálculos um pouco mais elaborados.

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Método de percentual fixo

O cálculo do orçamento é feito diretamente por uma porcentagem da receita, muitas empresas utilizam desse método no qual consiste em retirar uma porcentagem da sua receita para o investimento em marketing. Para isso, selecionamos alguns trechos de artigos que falam sobre diferentes porcentagens para diferentes tipos de empresa e situações no mercado.

Em empresas menores e de mais simples de gestão, há uma prática antiga de dizer que uma parte do faturamento (normalmente algo entre 3-5%) deve ser direcionado para investimentos em marketing.Assim, você dificilmente vai errar se definir sua verba de marketing para 12 meses dentro de uma faixa entre 5 e 20% do valor financeiro esperado da campanha. O valor inicial poderá ser ajustado para que se torne maior ou menor conforme o equilíbrio entre desejo de ganhar e medo de perder e conforme os resultados reais estejam mais ou menos de acordo com o previsto no seu plano de marketing na internet.

O que é aconselhável para pequenas empresas e startups: 39% das empresas pesquisadas investem entre 3 e 6 por cento da sua receita em marketing, enquanto 40% gasta menos de 2% sua receita. Algumas empresas desse quadro investem mais por necessidade de firmar sua marca no mercado e ganhar market share.Para empresas que têm entre 1 e cinco anos de atuação no mercado, sugerimos o investimento que varie entre 12 e 20 por cento da sua receita bruta, ou projetar seu próprio investimento.

Planos de investimento

Lean Plan: 1 – 2% da sua receita. Na essência, a empresa está querendo manter seu quadro de clientes sem estratégias mais elaboradas. É um investimento ideal para empresas que estão querendo manter seu lugar no mercado e não estão com nenhum plano de crescimento muito ambicioso.

Target Plan: 3 – 4% da sua receita. O objetivo aqui é atrair novas perspectivas e reter os clientes atuais com ferramentas e estratégias avançadas. Isto é ideal para empresas que estão querendo aumentar a sua participação de mercado e tem metas de crescimento moderado (10 – 15% de crescimento anual).

Stretch Plan: 5% ou mais da sua receita. Seu alvo é acelerar seus resultados através da aplicação de mais recursos que estão focados em conversão e vendas. Para fazer isso, você vai usar estratégias de marketing complexas e ferramentas de ponta. Esta opção é ideal para empresas que têm planos ambiciosos para crescer e aumentar a sua participação de mercado (20% ou mais de crescimento anual) “.

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Método de orçamento pela margem

Para obter um bom orçamento, muitas empresas usam a seguinte estratégia: analisam o número de vendas ou a receita que obtiveram nos anos anteriores e estudam a viabilidade de crescimento, analisam se no próximo período podem ter crescimento ou se devem se preocupar em manter o ritmo de vendas. No caso das empresas que querem expandir suas vendas, elas devem definir uma meta e fazer as estimativas de vendas esperadas para o próximo período baseado nos dados passados.

Ao ter essa meta definida, a empresa analisa a margem de cada produto, para ver o quanto da margem de cada produto ela vai destinar ao investimento em marketing. Portanto, cada produto contribui com ‘x%’ da sua margem. Ao definir essa porcentagem da margem, basta multiplicar o número encontrado pela meta de vendas da empresa, tendo assim o quanto ela investirá da margem de cada produto em marketing. Uma vez o orçamento formado, a princípio, basta a empresa pensar aonde alocar tal investimento. Para essa definição, então, é importante analisar o retorno das campanhas anteriores.

É importante perceber possíveis sazonalidades na hora da análise dos resultados obtidos, para que não haja distorção, uma vez que, as vendas podem aumentar ou diminuir por conta de outros fatores, como por exemplo, período natalino.

Método de soma dos custos

Esse método é mais utilizado por empresas aonde o setor de marketing faz o orçamento e manda para análise de viabilidade. É necessária uma análise de quanto será necessário para realizar a campanha, isso consiste em basicamente somar os custos de tudo que está envolvido na realização dessa campanha, por exemplo, todos os custos envolvidos com propagandas em jornais, revistas, campanhas de e-mail, rádio, flyers, catálogos. Também incluir qualquer tipo de custo com propaganda online, incluindo, vídeos, manutenção de sites, banner, e-mails marketing, pay-per-click (PPC) ads, manutenção de blogs. Sem se esquecer de incluir nessa conta, custos com design, arte gráfica e tudo mais que for necessário para criar a propaganda.

Método de orçamento pelo mark-up

Para formação do orçamento também é sugerido fazer um cálculo que possibilita uma margem de decisão, ou seja, um mínimo e máximo para investimento. Avaliando mark-up e percentual de custos. Afirma-se que não se pode seguir o padrão de porcentagem da receita, que é estabelecido em outros modelos devido a variabilidade dos setores do comércio, aonde cada setor e produto têm seu próprio mark-up, média de venda e receita.