As diferenças entre iOS, Android e Windows Phone

No momento em que você for comprar um smartphone, você deve perceber que há três tipos de sistemas operacionais envolvendo os aparelhos. São eles: iOS, Android e Windows Phone. Cada um deles tem suas particularidades, e conta com algumas vantagens importantes.

iOS, Android e Windows Phone

A parte funcional dos iPhones e celulares Android contam com algumas semelhanças. Apresentam ícones pequenos que podem ser movidos conforme os gostos de cada usuário. No iPhone, com sistema operacional iOS, podem ser criadas pastas com o objetivo de reunir aplicativos de um mesmo segmento.

O caso do Android é semelhante. Há a diferença de ter fundos de tela com maior animação. Nestes casos, sistemas de realização de vídeos, buscas e mapas são gerados pelo Google.

No Windows Phone, há muitas diferenças. São blocos maiores presentes na tela, substituindo a maior parte dos ícones. Na plataforma da Microsoft, a sua interface costuma ser mais intuitiva, ou seja, é bem diferente das outras coisas que tem nos smartphones. Os mapas e pesquisas presentes nele são feitos pelo Bing, que concorre com o Google no segmento de buscadores.

Sistema iOS

Para pessoas que querem um sistema operacional de uso fácil, o iOS pode ser uma boa pedida. Ele só está disponível para aparelhos smartphones da Apple – os iPhones. A maior das vantagens é que este sistema é compatível com todos os demais aparelhos da marca.

O iOS ainda conta com aplicativos exclusivos para este sistema operacional. Há mais atualizações ao longo do ano. Ou seja, você tem menos riscos de ficar com o aparelho desatualizado.

Caso goste de mexer nas configurações do aparelho, e deixá-lo mais personalizado, não é possível fazer grandes alterações. O iOS tem um sistema que é bem mais fechado e totalmente programado pela Apple.

Sistema Android

Este é o sistema operacional do Google, e está na maior parte dos aparelhos celulares de hoje em dia, principalmente nos da marca Motorola, LG, Sony e Samsung. São os smartphones mais facilmente encontrados nas lojas. E para melhorar, eles ainda contam com uma entrada microSD, que visa aumentar a capacidade de memória do celular – é ideal para pessoas que têm muitas fotos ou músicas.

Outra vantagem é que a Google Play, a loja virtual para celulares Android, conta com diversos apps gratuitos. Outro ponto bem atrativo é que aparelhos deste sistema podem ser mais personalizados conforme os gostos do usuário.

A única questão adversa é que pode haver uma certa demora para a chegada de atualizações, que podem vir conforme a escolha de cada fabricante para liberar aos usuários.

Sistema Windows Phone

Este é da Microsoft, e pode ser localizado em diversas marcas de celulares, como a Nokia, por exemplo. É mais fácil de usar, se comparado com o iOS e o Android, mas é necessário aprender a mexer no aparelho, pois este tem uma interface mais diferenciada dos outros dois sistemas operacionais.

A vantagem é que é possível customizar melhor o celular, através de blocos dinâmicos, a fim de escolher as melhores formas em que os aplicativos ficarão espalhados na tela. Ainda é possível conseguir um acesso rápido para uma função específica.

Porém, o Windows Phone não tem muitas opções de aplicativos para serem baixados. Além disso, também há uma demora maior para qualquer atualização.

Escolha o melhor sistema operacional para você

Na hora de comprar um smartphone, adquira sempre o que for mais compatível com o seu gosto por tecnologia. Assim, estará com o telefone que lhe for mais útil para as suas atividades do dia a dia.