Vale a pena criar uma loja virtual?

Com a crise, muitas pessoas que foram demitidas aproveitaram a oportunidade para começar algo novo: empreender. Muitos pesquisaram sobre formas de iniciar algo inovador, como a venda de comidas gourmet, por exemplo. Já outros optaram por investir em internet. Estes quiseram aproveitar a possibilidade de estar acessível em qualquer parte do mundo para divulgar seus serviços ou até mesmo vender pela internet. Mas será que, com a economia no estágio em que se encontra atualmente, vale a pena criar uma loja virtual?

Botão de loja virtual

A época está favorável para montar uma loja virtual?

A economia diz que sim. Em primeiro lugar porque o custo, se comparado ao de uma loja física, pode cair drasticamente. Isso acontece, por exemplo, por conta do pessoal envolvido na empresa. Dependendo do tamanho do seu negócio, não é necessário ter uma grande equipe. Segundo o SEBRAE, no primeiro semestre de 2016, 25% de todo e-commerce brasileiro tinha apenas uma pessoa na sua operação. Com os custos baixos, isso aumenta as chances de lucros. O SEBRAE também diz que 51% dos e-commerces apresentaram lucro.

Como saber se a minha ideia de loja virtual vai dar certo?

Antes de começar a colocar a mão na massa, é importante ter um bom plano de marketing já bem definido, para que incertezas e emergências não surjam e comprometam o andamento do projeto. Sites como o do próprio SEBRAE ajudam a dar os primeiros passos nessa definição das estratégias da empresa.

Também é importante ter um público-alvo bem definido e, principalmente, conhecê-lo e saber se a sua ideia é de fato útil para ele. Para isso, vá em busca do seu consumidor e questione-o, busque entender qual é o seu comportamento e se ele de fato gosta da ideia e da finalidade do seu produto ou serviço. Lembre-se de que modas podem ser passageiras. Então, se o seu projeto for baseado nisso, você tem duas opções: ou realizá-lo logo, ou mudar de ideia. Caso contrário, não valerá a pena investir.

Como criar uma loja virtual com baixo custo?

Para criar uma loja virtual, é necessário investir em hospedagem do site, infraestrutura, logística, atendimento online etc. O primeiro item é algo de que não há como fugir, pois sem hospedagem, não há site. Então, a solução é procurar um serviço que esteja preparado para o que você precisa, sem pesar no seu bolso. E para isso, existe a Target Host, uma empresa de soluções em internet que possui planos especiais para loja virtual e pode ser exatamente o que você precisa. Descubra como abrir sua loja! Confira os nossos preços e entre em contato conosco.