URL Builder: aprenda como criar uma URL rastreável

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Uma ferramenta muito importante para medir a eficácia de uma estratégia de marketing digital é fazer com que a URL desta se torne rastreável. Com o auxílio do Google Analytics, é possível mensurar com muita eficácia o desempenho de campanhas específicas e o quanto está sendo vantajoso ou não mantê-las ativas, mas o URL Builder é um recurso que complementa essa função.

Com o recurso URL Builder, é possível adicionar diversos parâmetros importantes para a análise de resultados. É possível medir, por exemplo, quantas pessoas estão migrando para o site de um cliente a partir de postagens no Facebook e outras redes sociais. Com essa estratégia, fica mais fácil observar com clareza se determinada postagem está sendo eficaz dentro do objetivo principal da campanha realizada.

O procedimento é simples, mas requer atenção e também organização. Pelo próprio buscador do Google, pesquise por “URL Builder”, o primeiro resultado da busca irá te direcionar para um site no qual é possível preencher alguns dados do link que deseja rastrear. Vale destacar que este é um serviço do Google e, por isso, tem garantia de eficiência e credibilidade.

Esse criador de parâmetros de rastreamento é indispensável para analisar com precisão os resultados obtidos com campanhas específicas de marketing digital e, por isso, é considerado um dos mais importantes recursos da web analytics.

Como usar o URL Builder?

O primeiro passo é acessar a ferramenta URL Builder, disponibilizada pelo Google, e preencher os campos solicitados. O item “Website URL” é direcionado a informar basicamente o endereço pelo qual você quer que o internauta seja redirecionado à sua campanha. É importante ressaltar que essa url deve ser a original.

Já no próximo campo, você irá encontrar o item: “Campaign Source”, que é basicamente o local de origem dessa campanha. Passando para o próximo item, temos o “Campaign Medium”. Nele, você irá especificar a mídia a qual está recorrendo para realizar a campanha.

Feito isso, o próximo item (“Campaign Name”) irá te ajudar a se organizar caso tenha que medir a eficácia de campanhas em variadas redes sociais. É através desse título (nome da campanha) que você irá encontrar a mensuração dos resultados no Google Analytics. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode criar um nome do tipo “Roupas de Inverno”.

Como opção, você pode também preencher o campo “Campaign Term”, que irá auxiliar no caso de a campanha ter mais de um link para ser mensurado por meio de palavras-chave. Outro preenchimento de campo opcional é o “Campaign Content”, item utilizado para um melhor controle interno das análises das campanhas.

Automaticamente, enquanto ocorre o preenchimento desses campos, logo abaixo, você irá notar que será gerada uma nova URL. É esse novo link que deverá ser utilizado para criar a postagem na rede social desejável para a campanha.

Dependendo da quantidade de informações que você preencher, isso irá gerar um link maior. Por isso, é recomendado ser sucinto e direto nas informações preenchidas. O recurso dos encurtadores de urls é um aliado caso você precise ser um pouco mais detalhista para depois encontrar essas informações na plataforma do Google Analytics.

Por que utilizar URLs rastreáveis?

Na página do Google Analytics, pelo caminho a seguir: “Aquisição – Campanhas – Todas as Campanhas”, você conseguirá visualizar todas as campanhas, ordenadas por volume de tráfego. Esse é um procedimento muito eficaz para que você possa medir o quanto vale ou não a pena realizar postagens em uma determinada rede social e qual a melhor frequência dessas postagens, por exemplo.

As URLs rastreáveis são recomendadas, entre outros casos, para campanhas de e-mail marketing, banners, links patrocinados, pop-ups e testes A/B. O Google Analytics é uma ferramenta eficaz para monitorar o tráfego de um determinado site, mas o rastreamento permite que você consiga detalhar com maior precisão as métricas de uma campanha.

Além disso, é útil para que erros sejam reparados no direcionamento dessas campanhas e para que os acertos sejam observados e reaplicados em novas estratégias. Com esse detalhamento em mãos, é possível investir em uma otimização muito maior das campanhas, aprimorando-as em pontos estratégicos e melhorando o resultado como um todo.

Pessoas que não estão familiarizadas com os recursos disponíveis para a criação de URLs rastreáveis devem contar com suporte profissional, a fim de estabelecer as melhores práticas. Existem diversas outras ferramentes que podem te ajudar a aumentar a produtividade do seu site, confira aqui.