Qual a importância de um blog?

O que é um blog?

Um blog é uma ótima ferramenta de comunicação e troca de informações e ideias. Porém, o que muitas pessoas ainda não perceberam é que ele também pode ser um aliado do marketing digital da sua empresa, proporcionando interatividade com as pessoas.

Homem navega em blog | Qual a importância de um blog?

Qual a importância de ter um blog?

As organizações que possuem um blog saem na frente da concorrência, pois conseguem estreitar uma relação com os clientes através das informações oferecidas, e ainda conhecer melhor o público por meio dos comentários e opiniões que eles relatam. Além disso, o blog proporciona mais visibilidade para a empresa e aumenta a popularidade do seu site, pois é uma forma rápida e prática de divulgação.

Como ter sucesso em um blog?

Não basta criar um blog e deixá-lo parado. Ele precisa ser atualizado constantemente com conteúdo de qualidade, informações sobre a empresa, produtos e serviços, novidades, promoções, entre outros. Há diversos desafios. Daí a importância de utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para compartilhar informações interessantes para os usuários. Para ter sucesso com um blog, é preciso seguir algumas estratégias. Confira nossas dicas!

Tenha um objetivo claro

Antes de criar um blog, você precisa definir o porquê de você querer criá-lo. Você pode gerar autoridade, ganhar dinheiro, atrair leads e potenciais clientes, gerar negócios, ou simplesmente trocar informações. A partir desse objetivo, você poderá nortear toda a sua estratégia.

Escolha uma plataforma

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado: Blogger, WordPress, Tumblr e até o Linkedin. Dentre elas, o WordPress é a que oferece melhor usabilidade, customização, responsividade e suporte. Nele é possível agregar páginas, mudar o layout, inserir imagens, entre outros. Aqui na Target Host, você encontra planos de hospedagem WordPress para o seu blog.

Defina as personas

Uma persona caracteriza-se como um personagem criado para ajudar a empresa a compreender melhor quem é o seu público-alvo e quais são suas necessidades. A persona possui características mais conclusivas e ricas, como, por exemplo, detalhes sobre hábitos, perfil profissional, vida pessoal, etc. É através desse conhecimento que a empresa vai determinar os temas, as palavras-chave e os objetivos de cada conteúdo produzido.

Crie um planejamento de conteúdo

Para atrair leitores você precisa criar um conteúdo interessante e pertinente. O primeiro passo para isso é definir as palavras-chave que o seu público utiliza para buscar conteúdos semelhantes aos que você pretende publicar. O Google Trends é uma ferramenta do Google que tem por finalidade exibir qual a demanda de busca para um determinado assunto, exibindo, entre outros demonstrativos, gráficos de interesse em determinada palavra-chave.

Compartilhe o conteúdo nas redes sociais

As redes sociais têm bilhões de usuários espalhados por todo o mundo. E nada melhor que replicar o conteúdo do blog nessas ferramentas capazes de viralizar tão rápido. É imprescindível que você seja ativo nessas plataformas.

Dialogue com seus leitores

Como já falamos anteriormente, o blog é um canal de troca de informações. Se os seus leitores interagem comentando em postagens, você deve dialogar com eles, compartilhando conhecimento, pontos de vista e opiniões. Pode até surgir um espaço para debates.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é fundamental para quem tem ou busca um público realmente interessado e engajado com o seu conteúdo. Quando um leitor deixa um e-mail de contato ou faz inscrição para receber as atualizações do seu blog, significa que ele tem interesse real pelas informações que lá estão disponíveis. Nós da Target Host, empresa de soluções de internet, temos planos de e-mail marketing compatíveis com o seu negócio.

Espalhe botões de compartilhamento

Todo mundo quer ter visibilidade, não é? E, para isso, é importante que você estimule seus leitores a compartilhar seus conteúdos, inserindo botões de compartilhamento social. Mas para que esses leitores sintam vontade de disseminar o que você produz, ressaltamos novamente que você precisa entregar conteúdo de qualidade. Ao final de cada post, no e-mail marketing ou nas redes sociais, sempre lembre ao leitor que com apenas um clique ele poderá compartilhar e ajudar outras pessoas que também possam estar interessadas.

Mensure os resultados

Mensurar os resultados é imprescindível para saber quais erros ainda existem, o que pode ser melhorado e quais estratégias estão dando certo. Você deve verificar quantos leads gerou, quais conteúdos tiveram melhor desempenho, qual foi o ROI da sua estratégia de conteúdo, quantos usuários frequentaram o seu blog, entre outras métricas. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar com isso.

Abuse do SEO

O SEO (ou Search Engine Optimization) para blog envolve estratégias para melhorar o seu desempenho perante os mecanismos de busca. Se você não sabe como funcionam essas estratégias, faça uma breve pesquisa no Google, e você encontrará facilmente alguns guias sobre o tema.

Todas essas dicas são muito valiosas para tornar o seu blog mais atrativo, relevante e, quem sabe, até te ajudar a faturar uma graninha com ele.

Nós da Target Host, empresa de soluções de internet , temos planos de hospedagem para o seu blog. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.