Principais diferenças entre host compartilhado e VPS

Ter um site envolve muitos processos e desenvolvimento. Para que ele seja disponibilizado na internet, é necessário contratar o serviço de uma empresa de hospedagem de sites. Ela irá fornecer espaço em um de seus servidores, que contêm tecnologia para armazenar os dados que estruturam um site. Mas existem alguns tipos de hospedagem oferecidas no mercado. Entre elas, host compartilhado e VPS. Cada uma tem as suas especificidades. Por isso, iremos apresentar neste texto o que as diferencia.

host compartilhado e vps

Quais as diferenças entre host compartilhado e VPS?

Primeiramente, é importante entender o que é o serviço de hospedagem de sites. Basicamente, ele consiste no aluguel de um espaço imaterial no servidor de um provedor. Dessa maneira, o site é mantido online. Há vários tipos de hospedagem no mercado para que o cliente possa escolher aquela que é ideal para ele, de acordo com as suas necessidades. Para isso, é necessário avaliar tudo o que as diferentes ferramentas oferecem. Sendo assim, veja abaixo as principais diferenças entre host compartilhado e VPS.

Espaço

Como o próprio nome diz, o host compartilhado é um servidor que partilha o mesmo espaço entre vários sites. Logo, tudo o que envolve a estrutura e o armazenamento de todos os sites ficam mantidos no mesmo ambiente eletrônico. Já no caso do VPS, são usadas espécies de máquinas virtuais que ficam em um mesmo servidor físico. Dessa forma, um site tem um espaço separado com os recursos necessários.

Segurança

Segurança de dados na internet tem sido uma pauta frequente na sociedade. Inclusive, a LGPD confirma a afirmativa e possibilita maior proteção às informações pessoais. A questão da segurança deve ser considerada também quando se contrata o serviço de hospedagem de sites. Dessa maneira, os arquivos podem ser protegidos.

O servidor host compartilhado é altamente seguro, mas pode não garantir a completa proteção de todos os sites. Isso porque, se um deles tiver algum problema técnico que impeça o funcionamento de recursos, os que dividem o mesmo espaço podem ser atingidos. Por outro lado, o VPS possui mais planos de segurança e oferece a oportunidade de incorporar mais filtros.

Rendimento

Quanto mais recursos um site utilizar, melhor velocidade de carregamento ele vai precisar ter. No caso de páginas que não precisem de rápido tempo de resposta, o ideal é usar o host compartilhado. Se for necessário aumentar esse nível, é fundamental fazer uma atualização do plano. Em questão de sites com muitas imagens e vídeos, o ideal é optar pelo VPS logo ao contratar a hospedagem.

Tráfego

O tráfego que a página recebe também é um dos fatores que diferenciam host compartilhado e VPS. A primeira opção é perfeita para sites que recebem visitas de nível baixo ou médio, entre 25 a 50 mil por mês. Já a segunda, é mais apropriada para aqueles que têm tráfego incerto, em que em uma época há muitas visitas e em outras há poucas.

Host compartilhado e VPS: avalie a melhor opção para seu site

Quando compara-se as diferenças entre host compartilhado e VPS, é possível observar que não há melhor ou pior. Simplesmente, é necessário analisar qual das duas alternativas é a ideal para o seu site, observando o que cada uma oferece. Caso queira auxílio para escolher ou já tenha feito a sua decisão, conte com a TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Com início em 2003, a TargetHost é uma referência no mercado de soluções de internet. Oferecemos diversos planos de hospedagem de sites para que você tenha o poder de escolher conforme os recursos que necessita. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!