Por que otimizar as telecomunicações em empresas com maior demanda

Telecomunicações é um tema abrangente e complexo, e quando nos referimos ao mundo corporativo as nuances se multiplicam.
A telefonia móvel, fixa e internet tem opções de modos de conexão, modalidades e devices que confunde quem não “navega nestes mares”.

As empresas de médio e grande porte tem acesso a produtos mais “parrudos” , onde invariavelmente a gestão de telecom está delegada a equipe de TI. A importância de ter uma empresa isenta(não credenciada a uma operadora) e especializada no assunto prestando assessoria, pode
trazer alguns benefícios:

Auditar

1. Auditar os produtos de telecomunicações, aferindo se os itens estipulados no contrato como: pacotes, tarifas e reajustes, foram aplicados conforme definido, e em caso de cobrança indevida, tentar recuperar administrativamente junto a operadora, eventuais valores cobrados a maior ;

Identificar

2. Identificar se os serviços contratados estão adequados as necessidades da empresa, bem como levantar riscos para o cenário atual da operação. A partir daí então, apresentar as alternativas para redução de custos(operadoras diversas) com qualidade e segurança.
Neste caso o resultado será a renegociação com a operadora atual ou a substituição por uma outra, gerando melhor performance e/ou economia financeira;

Gestão especializada

3. Em função da quantidade e complexidade dos produtos de telecomunicações que uma empresa utilize, pode ser importante contratar uma gestão especializada, que vai internalizar todos os serviços de telecom, absorvendo também toda a interface que se faça necessária com as operadoras, desde uma simples queda de link a contestações complexas.
Caberá a esta empresa prestar contas ao cliente através de relatórios que identifiquem como os recursos de telecomunicações estão sendo gastos, com rateio(análise dos gastos por centro de custo/área) e detalhamento conforme a demanda do cliente;

Segundo Luiz Mascarenhas, diretor comercial da Dr.Celular a cobrança destes serviços, nos dois primeiros itens acima o mercado geralmente apresenta a modalidade de success fee: não haverá custo inicial para o contratante, e em caso de sucesso a empresa prestadora de serviço fica com a “menor fatia do bolo”.
Já a gestão, por ser um serviço mensal e recorrente, implica em uma cobrança mensal.

Ou seja, as empresas podem contratar uma consultoria, onde a maior parte da cobrança será em caso de sucesso, sem acarretar custo extra, podendo se dedicar melhor ao seu core business.
Importante se certificar de que a empresa contratada tem conhecimento e resultados comprovados e que ela não esteja diretamente ligada a uma operadora específica.