Os 60 satélites de Elon Musk e a Internet do futuro: como será?

Que Elon Musk tem visão e executa suas idéias, isso ninguém duvida mais ou, sequer, tem a ousadia de questionar. Mas o que o bilionário sul-africano pretende fazer pode mudar para sempre os rumos da internet, fazendo uma revolução em como são estabelecidas as conexões e em como se realiza o uso do serviço mundo afora.

Isso porque o mês de maio servirá como um pontapé inicial para um audacioso projeto que visa a mandar para o espaço cerca de 60 satélites, que pretendem promover internet banda larga nos mais remotos cantos do planeta.

Apesar do lançamento, sabe-se que qualquer operação prática só se dará a partir de 2020, uma vez que ele mesmo sabe que enfrentará muitos problemas e dificuldades técnicas no primeiro momento. E também é só o início de um projeto megalomaníaco que tem pretensões grandiosas e que visa a ter no espaço cerca de 12 mil satélites, para que nenhum local no planeta fique isolado de possibilidades de conexão. Hoje, as conexões são estabelecidas (pasmem!) por cabeamento submarino intercontinental, o que inviabiliza que locais extremos tenham acesso à rede, mesmo com toda a tecnologia de Wi-Fi disponível.

Mais informação e qualidade de conexão

A democratização do acesso à internet é um desafio de muitos anos que a sociedade mundial tem conseguido superar, apesar de uma certa lentidão em levar conexão a lugares menos acessíveis. O projeto de Musk, no longo prazo, pode significar melhoria da informação e até mesmo a possibilidade de acesso a ela por pessoas que hoje não têm qualquer condição de acesso à internet.

A TargetHost, que oferece diversos planos de hospedagem, incentiva totalmente qualquer ação de democratização da rede e está atenta às movimentações do mundo digital. Conte com nossa expertise para hospedagem de sites e acompanhe nosso blog, sempre com informações técnicas e novidades que ajudam você a se inteirar melhor!