O que você precisa saber sobre o Banco de dados MariaDB

O banco de dados MariaDB foi criado depois de uma série de acontecimentos envolvendo as grandes empresas, programadores e usuários de bancos de dados, em especial o MySQL, que foi criado na década de 1990 para uso em ambiente pessoal.

Como a gestão de banco de dados com MySQL se tornou muito prática, diversas empresas acabaram optando pela ferramenta para uso em ambiente corporativo. Atualmente, todos os profissionais de TI conhecem a tecnologia, principalmente porque ela tem código aberto, tornando-se, assim, extremamente popular.

No final dos anos 2000, aconteceram alguns eventos que fizeram surgir o banco de dados MariaDB, em especial as divisões e negociações entre a Sun, MySQL e Oracle. O lançamento do MariaDB se deu em janeiro de 2009.

Funcionalidades do banco de dados MariaDB

O banco de dados MariaDB é um servidor de banco de dados que pode ser usado com Linux e Windows. Os dados incluídos no servidor podem ser organizados de forma estruturada.

Com o software, é possível gerenciar as informações de forma eficiente e organizada. Os dados podem ser editados e tabelas podem ser criadas para separação e classificação das informações, além de ser possível agendar eventos, exportar arquivos, incluir procedimentos, entre outras diversas funcionalidades importantes do banco de dados MariaDB.

O software do banco de dados MariaDB é bastante completo. Como é bem estruturado, pode ser usado para trabalhar com informações em larga escala, com diversas ferramentas, plug-ins e sistemas para armazenar informações.

É um software compatível com a linguagem SQL, e entre seus diferenciais estão versatilidade, desempenho e segurança. A interface do programa é intuitiva e amigável, o que deixa seu uso ainda mais simples, agradando bastante aos desenvolvedores e à equipe de TI.

O banco de dados MariaDB foi, progressivamente, ocupando mais espaço no mercado, já que diversos usuários acabaram trocando o MySQL por ele. Esta migração aconteceu por uma série de vantagens e funcionalidades do banco de dados MariaDB.

Vantagens do banco de dados MariaDB

O banco de dados MariaDB é extremamente completo e passa por atualizações periódicas, oferecendo maior segurança aos usuários. Diferentemente do MySQL e de outras tecnologias, as novas versões do banco de dados MariaDB são entregues com muita frequência.

Outra vantagem é que patches de atualização e outras informações possuem lista de identificadores CVE, que indicam vulnerabilidade. No banco de dados MariaDB, o usuário não precisa esperar para as novas versões de 3 em 3 meses. Pelo contrário, a nova tecnologia está disponível mais rapidamente para uso.

Garantia de um excelente desempenho

O banco de dados MariaDB é indicado para quem quer mais eficiência na realização do trabalho. Para consultar ou buscar dados e informações, o método usado é simplificado e otimizado.

Além disso, a velocidade na resposta é bem maior, e o usuário pode reparar nos benchmarks para perceber a diferença. As consultas podem ficar até 5% mais eficientes, se comparadas com outras tecnologias de banco de dados.

Desenvolvimento mais participativo

O banco de dados MariaDB é um software colaborativo, além de ser open source. Todos os patches adicionados possuem maior clareza no software, e o usuário consegue monitorar melhor o fluxo de patches. Todas as decisões para o desenvolvimento podem ser debatidas entre a equipe, por meio do Public Bug Tracker.

O software do banco de dados MariaDB permite maior integração e colaboração. Os desenvolvedores podem participar mais ativamente na hora de distribuir as informações que serão incluídas no banco de dados.

Vários recursos disponíveis no banco de dados MariaDB

O banco de dados MariaDB tem diversos recursos. O software não fica “bugado”, como outros que estão disponíveis no mercado. Este é um diferencial muito importante para os desenvolvedores e para a equipe de TI, já que a rotina de trabalho fica muito mais produtiva.

A Target Host também oferece serviços de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, e-mail profissional, transferência de domínio, e-mail marketing e muitos outros. Faça contato!