O que é SAC?

Mulher apontando emoji feliz

O Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC é um sistema dedicado ao atendimento ao cliente. Sua função é solucionar problemas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços, receber reclamações e sugestões, auxiliar no processo de compra e troca de mercadorias; e também oferecer um serviço de comunicação para compreender melhor a necessidade de cada cliente.

Atualmente, com tanta competitividade, oferecer um bom SAC é um diferencial importante para potencializar o atendimento ao cliente; o que vai garantir alguns diferenciais no relacionamento com o público. O atendimento é muito importante para a negociação, para concretizar vendas, para fidelizar cliente e resultar em uma boa avaliação de uma empresa.

Hoje, as avaliações dos consumidores e comentários em redes sociais e sites são muito importantes para a imagem da empresa. O Setor de Atendimento ao Cliente também pode ser visto como um mecanismo essencial para melhorar a satisfação dos consumidores. Nesse contexto, é possível entender melhor o que é o SAC e como ele é fundamental para as empresas.

Como oferecer o SAC?

O SAC pode ser feito por telefone e, normalmente, apresenta uma forma padrão de atendimento. Para facilitar a realização do serviço, as empresas buscam parceiros especializados em SAC e terceirizam o atendimento.

Porém, atualmente, existem outras formas de SAC, como, por exemplo, via e-mail, chat e redes sociais. Mesmo assim, os atendentes seguem um modelo padronizado de atendimento. Um bom Serviço de Atendimento soluciona na hora o problema do consumidor. Não há necessidade de ficar transitando entre os diversos setores para apresentar uma resposta. Se precisar procurar mais de uma vez a empresa para resolver o mesmo problema, os clientes ficam muito insatisfeitos.

Tratamento profissional, com empatia e vontade de resolver o problema

O SAC se posiciona como um atendimento institucional de uma empresa, por isso, tem que ser padronizado e profissional. Porém, os atendentes precisam ter empatia pelos clientes, vontade real de resolver o problema, interesse verdadeiro em escutar sugestões, estar dispostos a ajudar o quanto for preciso para que o cliente se sinta satisfeito.

Para isso, o SAC precisa responder com agilidade em todos os canais. O cliente que é bem atendido abre um novo espaço para a comunicação e estabelece um novo relacionamento com a empresa.

Canais de atendimento do SAC

Muitas empresas investem em SAC com software omnichannel, onde os clientes podem entrar em contato com a empresa por diversos canais, sendo que os operadores possuem acesso integrado a todos eles.

O cliente é atendido de forma personalizada, com atenção em todos os detalhes e possibilidade do registro da informação no perfil do consumidor. Assim, todos os históricos de reclamações ficam registrados.

Através do SAC, a empresa pode reunir informações diferentes do consumidor, que são essenciais fidelização do cliente.

O histórico dos atendimentos também possibilita se relacionar de forma mais eficiente com todos os clientes. Utilizando relatórios detalhados, é possível descobrir quais são os problemas mais recorrentes.

O SAC também é preparado para monitorar as redes sociais. Nesse caso, é possível notar quando a empresa, seus produtos e serviços são citados na internet e a quantidade de reclamações ou elogios, além de conhecer o perfil dos clientes que preferem a internet para o Serviço de Atendimento ao Cliente e determinar o tempo de resposta para cada tipo de problema.

Como é possível perceber, o SAC tem uma tarefa muito importante na criação de estratégias de relacionamento com o público. Ele interfere diretamente na imagem que a empresa tem no mercado e é indispensável na fidelização.

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