O que é a Internet das Coisas e como ela vai mudar sua vida

A tecnologia está mudando vidas e cada vez mais, faz parte do nosso dia a dia. Além dos computadores, tablets, smartphones e laptops, há uma enormidade de produtos que passam a se conectar com a internet, permitindo uma integração maior e uma automatização de tudo que há em torno de nós.

A Internet das Coisas, ou, como é chamada em inglês, Internet of Things (IoT), faz parte da revolução tecnológica que nós vivemos. Podemos pensar que isso faz parte do futuro, mas se analisarmos bem, temos indícios fortes de que já estamos no meio desta onda da revolução. Porém, não quer dizer que não há mais novidades a serem desenvolvidas, muito pelo contrário, diariamente coisas novas são descobertas e criadas.

Na prática, a Internet das Coisas é a forma como os objetos estão cada vez mais conectados com o usuário, nós, e também, entre si. Através de sensores, rede, softwares que transmitem dados etc. A ideia é que nós estejamos vivendo em um enorme cérebro conectado que troca informações a todo instante entre seus diversos pontos. O resultado, sem dúvidas, é uma sociedade mais inteligente e com maior capacidade de entendermos como fazer as coisas funcionarem melhor a nosso favor.

O que pode ser ligado à Internet das Coisas?

A verdade é que tudo pode estar conectado. Desde objetos como relógios e geladeiras até carros, máquinas e smartphones, como já utilizamos hoje em dia. Eles estão interligados e conversam entre si, proporcionando vantagens para nós como conforto, produtividade e informação. Seu uso pode monitorar a saúde, fornecer informações em tempo real e até mesmo ligar as luzes e o aquecedor ou ar-condicionado da sua casa de acordo com sua localização.

Coisas do nosso dia a dia, que antes tomariam nosso tempo em procurar, agora são automatizadas e com funções ampliadas. Quando uma assistente virtual informa o tempo que você irá levar do trabalho até sua casa, mesmo que você não tenha pedido, não é magia, é interatividade e conectividade. É a Internet das Coisas.

O que fazer com a Internet das Coisas?

Por mais que seja possível perceber sinais de conectividade e interação ao nosso entorno, é impossível prever todos os desdobramentos futuros que a Internet das Coisas irá nos propor. Faz pouco tempo que os relógios inteligentes, os fones de ouvido que monitoram as atividades físicas e objetos com sensores, estão ao alcance do grande público.

Mas ainda há muitas possibilidades que vão além desses gadgets tecnológicos que parecem já fazer parte da nossa vida. Aeronaves com peças inteligentes, plataformas de extração de petróleo com conexão à internet e outros equipamentos que aumentam a segurança e a prevenção de acidentes, por exemplo. A Internet das Coisas já está mudando a forma como vivemos e trabalhamos sem que nós percebamos.

Internet das Coisas e a Big Data

Especialistas e estudiosos já confirmaram que os dados são o próximo grande negócio. Assim como explicamos, tudo que há ao nosso redor, recolhe informações em forma de dados. Estes dados são produzidos por nós e transformados em informações por todos os dispositivos conectados à internet.

Um problema que pode surgir deste acúmulo de informações é que as empresas não saberão lidar com estes dados. É preciso formas de armazenar, rastrear, analisar e cuidar dos dados das pessoas para que eles não sejam mal utilizados. Esta é a análise de Big Data e possui um papel fundamental na forma como pensamos negócios no futuro.

A Internet das Coisas já faz parte da nossa rotina e da nossa vida. Daqui pra frente, é certo que só irá aumentar a quantidade de dispositivos ao nosso redor conectados à internet. Teremos, cada vez mais, uma vida automatizada e inteligente. É possível que, devido à rotina, um dia acordaremos com a cozinha preparando nosso café da manhã da mesma forma que fazemos diariamente. Pode parecer mais um episódio de Black Mirror, mas não é tão impossível quanto parece.

Quando falamos de negócios e como aplicar esta nova forma de se conectar ao mundo profissional, vemos diferentes gadgets com acesso aos arquivos na nuvem, servidores criptografados para lidar com o recebimento de dados sensíveis e sites que utilizam informações para oferecer o melhor serviço possível. Todas estas necessidades já podem ser sanadas e você pode saber mais sobre a TargetHost, empresa de hospedagem de site, como oferecemos soluções para o seu negócio explorando o que há de melhor em tecnologia.