Linux na prática: configurando um servidor web em 5 passos simples

Descubra como configurar um servidor web no Linux de forma simples e eficiente. Este guia passo a passo irá ajudá-lo a hospedagem do site sem complicações.


O que é o servidor web?

Um servidor web é um software que permite a hospedagem de sites na internet. Ele recebe as solicitações dos usuários e envia as páginas web correspondentes. No Linux, o servidor web é uma das principais aplicações utilizadas para hospedar sites devido à sua estabilidade, segurança e flexibilidade.

Ao escolher o Linux para fazer a hospedagem do site, você terá acesso a diversas ferramentas e recursos que facilitam o processo de configuração e manutenção do servidor web.

Passo 1: abrir o terminal

A primeira coisa a se fazer para instalar e configurar um servidor web no Linux é abrir o terminal, clicando nas teclas CTRL + ALT + T. Dessa forma, o terminal é aberto de uma maneira mais rápida. Com o terminal aberto, vamos adicionar um repositório para poder instalar o PHP. O comando a ser executado é:

Print do comando que deve ser executado após abrir o terminal, para instalar e configurar o Linux.

Após digitar o comando, pressione Enter.

O que vai aparecer em seguida será a solicitação da senha e aparecerá para você o seguinte código [sudo] password for lbaum:

Nesse espaço você coloca a senha do root e pressiona enter e então a primeira parte de adicionar o repositório já foi feita.

Passo 2: atualizar a lista de pacotes

Em seguida, atualize a lista de pacotes com o comando:

Comando utilizado para atualizar lista de pacotes na hora de configurar o Linux.

Pressione enter após digitar o comando.

Esse comando é feito para atualizar a lista de pacotes.

Depois de já ter terminado de carregar, você digitará sudo apt install lamp-server^ e logo em seguida você pressiona enter.

Ao carregar, você clica no y no seu teclado para confirmar, e assim vai iniciar a instalação dos pacotes. Quando chegar a 100%, você vai dar o próximo comando, que será para instalar o PHP, e o comando é: sudo apt install php – pressione o enter e espere ele fazer a instalação.

Se você chegou até aqui, quer dizer que está tudo certo até o momento e o próximo comando vai ser: systemctl status apache2.service pressione o enter em seguida.

Depois disso, você poderá ver o status do Apache, que é o seu servidor web. Se estiver igual a essa parte verde que está na tela abaixo, quer dizer que ele está rodando perfeitamente:

Verificando status do servidor Apache na hora de configurar o Linux.

Esse “sinal” verde que aparece na tela significa que ele além de estar rodando, também está habilitado, ou seja, quando você for reiniciar seu computador ou seu servidor ele vai automaticamente criar e processar o serviço do Apache.

Caso seu servidor não esteja rodando, é só dar o comando sudo systemctl start apache2.service e apertar enter – esse comando vai fazer iniciar seu serviço de novo, e para habilitar o serviço será preciso outro comando, sudo systemctl enable apache2.service. Pressione enter, e em seguida verifique se está rodando o serviço de banco de dados de uma SQL, inserindo o comando systemctl status mysql.service, como mostra a imagem abaixo:

Imagem mostrando os códigos utilizados caso o serviço Apache não esteja funcionando na instalação e configuração do servidor web Linux

Passo 3: senha root

Agora é preciso criar uma senha root para o banco de dados, e para isso ser feito o comando é sudo mysql – aperte o enter vai aparecer isso na sua tela:

Código que aparece após criação da senha Root durante a configuração e instalação do servidor web Linux

A partir dessas letras mysql> que aparecem abaixo, você vai colocar o seguinte comando: ALTER USER ‘root’@’ddddd’ IDENTIFIED BY ‘senha123’; e clique então enter.

Lembrando que o usuário que você quer alterar é o “root” e onde ele se encontra é “ddddd”, que é o seu servidor local. Em seguida, você vai colocar a senha do seu usuário root, que no exemplo acima está como “senha123”, mas é aconselhado elaborar uma senha mais forte para seu servidor que está em produção para evitar problemas futuros.

Depois desse comando, irá aparecer o seguinte código na sua tela:

Código final que aparece para a criação de senha Root durante a configuração e instação do servidor web Linux

E pronto, está alterado.

Agora, para ver se a senha funcionou, escreva o comando exit ao lado do mysql> para sair do banco de dados, em seguida você precisa colocar outro comando, sendo sudo mysql -u root -p, e então pressione enter e ele vai pedir a senha (que no nosso caso aqui é “senha123”) e você entrará no banco de dados de novo.

Se isso ocorrer está tudo certo, então o servidor web já está rodando o PHP e o banco de dados. Para fazer o teste é preciso abrir o navegador e digitar na barra de pesquisa o “ddddd”, que é o nome do seu servidor local, e apertar o enter.

Então verá que o servidor web já está funcionando corretamente. Mas como saber se esse servidor está dando suporte para o PHP?

É bem simples, é só entrar no terminal novamente e criar um arquivo na pasta onde vai ficar o seu site, o comando será echo ‘<?php phpinfo(); ?>’ | sudo tee /var/www/html/info.php.

Lembrando que esse comando <?php phpinfo(); ?> é a estrutura do PHP e esse traço | significa que você dará o segundo comando, que no caso é o caminho onde você vai criar esse arquivo www/html/info.php. Nesse arquivo será possível colocar uma estrutura PHP do seu site.

Após digitar o comando você apertará o enter e o arquivo já estará criado.

Passo 4: verificar o status do Apache

Agora para ver se o servidor está dando suporte para o PHP é preciso voltar no navegador e digitar na barra de pesquisa do google ddddd/info.php, que é o nome do arquivo que você acabou de criar.

Agora é só pressionar enter e será possível ver todas as informações do que o servidor está rodando e se está funcionando junto com Apache.

Passo 5: transferência da estrutura web

Para fazer a transferência dos arquivos para essa pasta é preciso dar o comando sudo nautilus e apertar o enter; e então ele abrirá a pasta do seu sistema como na imagem abaixo:

Print mostrando primeira pasta que deve ser aberta durante a transferência dos arquivos da estrutura web durante a instalação e configuração do servidor web Linux

Após abrir é preciso ir até em outros locais (“other locations”) e navegar até seu computador, como mostra a tela abaixo:

Pasta "outros locais", onde está localizada a pasta do seu computador

Depois disso, é possível ver todas as pastas do seu sistema clicando na pasta “var”…

Localização da pasta Var, que deve ser acessada durante a instalação e configuração do servidor web Linux

E depois clique na pasta “www”…

Localização da pasta "WWW", que deve ser acessada durante a instalação e configuração do servidor web Linux

E entre na pasta “html”.

Localização da pasta "HTML", que deve ser acessada durante a instalação e configuração do servidor web Linux

Quando aparecer a pasta, como na imagem abaixo (escrito nesse exemplo “info.php”), é por aqui que você vai colocar os arquivos do desenvolvimento web que você terá feito – podendo ser em HTML, CSS ou PHP.

Pasta onde devem ser colocados os arquivos do desenvolvimento web, durante a instalação do servidor Linux.

Se você já tiver feito o protótipo de um site e estiver em alguma pasta do seu computador é possível arrastar sua estrutura web, como mostra a imagem abaixo, e colocar dentro desta pasta:

Como importar protótipo completo do seu site na página HTML, se já tiver

E pronto, está feito, agora para confirmar é preciso ir de novo para seu navegador e digitar na barra de pesquisa o nome que você deu e apertar enter – então aparecerá o site feito com um servidor web no Linux.

Para fazer hospedagem de sites de forma segura, entre em contato com a TargetHost.