Grande parte do tráfego da internet é realizado por bots

Desenho de uma mão segurando um celular | Quais as vantagens do chatbot?

Em recente pesquisa realizada pela Incapsula foi constatado que mais de 60% do tráfego virtual é feito por bots. Isso significa que a maior parte de acessos online é efetuada por máquinas programadas para estas ações.

Para que essa análise chegasse a resultados conclusivos, foi feito um estudo aprofundado. Levaram cerca de 90 dias analisando o trabalho de milhões de bots em mais de 20 mil páginas na internet. Conclui-se que ocorreu um aumento de 21% nas ações dos bots na internet.

Crescimento não é motivo de preocupação

O crescimento de 21%, entretanto, não assusta os estudiosos da Incapsula. Isso porque a ação dos bots não é algo necessariamente ruim, já que 31% das atividades deles são feitos por máquinas que não trabalham para infectar outros computadores – as máquinas do bem. >

Para os que não sabem, esses robôs “do bem” auxiliam para manter páginas ativas, indexar conteúdos e auxiliar em pesquisas, o que é ótimo para o crescimento virtual. A pesquisa conseguiu verificar também que a ação dos bots prejudiciais reduziu 75% comparados ao ano passado.

 

Como funcionam os bots “do mal”?

Os bots prejudiciais trabalham enviando spam, atacando sites e até roubando informações sigilosas, como senhas e dados pessoais. Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os vírus que realizam essas atividades.

Muitos bots são programados para invadir computadores e esperar uma ordem para realizar uma tarefa. Por isso, é importante ficar atento aos sites visitados e atualizar frequentemente o anti-virus e anti-spyware.