Googlebot: o que é?

A tecnologia avançou muito ao longo dos últimos anos. Hoje em dia, além de navegar pelos sites, ver vídeos e usar as redes sociais, os usuários da internet também têm acesso a muitas outras ferramentas digitais.

E, para verificar os conteúdos que são publicados nas mídias online, o Google criou um robô, o chamado Googlebot. Ele tem uma função muito importante e atua em diferentes sites e links de hospedagem.

Computador aba pesquisa Google

Mas, afinal, qual é a principal função do Googlebot?

O Googlebot foi planejado e desenvolvido com um objetivo em mente: rastrear, de forma muito inteligente e automatizada, as páginas disponíveis na web e que estão em modo público.

E como funciona a navegação desse robô?

O funcionamento do Googlebot é muito simples. Esse software entra nas páginas digitais por meio dos links que estão disponíveis em outros sites, e assim sucessivamente. Depois que o robô entra nesse link, ele é adicionado a um índice do Google. Todo esse processo de acesso e registro é conhecido como indexação.

Qual a função da indexação?

Essa indexação funciona como um verdadeiro banco de dados para o Google, que nada mais é do que um mecanismo de busca. Nessa central de informações, ficam disponíveis diferentes dados sobre o site visitado pelo robô, como:

  • URL
  • conteúdo de texto que está na página
  • título do conteúdo

E como esse robô consegue visitar todos os sites?

Atualmente, estão disponíveis na internet bilhões de sites públicos e, para que o Googlebot consiga visitar todas essas páginas, ele conta com diferentes robôs trabalhando continuamente e de maneira simultânea.

Mas quais são os benefícios desse bot?

Esse robô, também chamado por muitos como bot, é uma ferramenta fundamental para as páginas da web, mas, mesmo sendo extremamente importante, poucos usuários sabem as suas reais vantagens.

Antes de entender melhor o funcionamento e os benefícios desse robô, é essencial relembrar que o Google é o maior buscador online que existe. Sua participação nesse segmento ultrapassa os 90%, um valor exorbitante e que merece destaque.

Por esse motivo, ter um site bem ranqueado nesse buscador é extremamente importante. Pode-se entender como ranking, a posição em que a URL aparece na pesquisa, quando o usuário procura algum termo correspondente no Google.

E, para estar bem ranqueado, a página online precisa, primeiramente, estar no banco de dados do Googlebot, e quanto melhor for seu conteúdo, mais bem posicionado o site estará. Levando isso em conta, é possível entender que o bot é essencial para deixar os sites com maior qualidade melhores ranqueados, ou seja, mais visíveis para o público e os usuários.

Como criar um conteúdo de qualidade para o site?

Para que o Googlebot considere que uma página tem um conteúdo de alta qualidade e que merece ser vista pelos usuários, é importante que se siga as regras de SEO, Search Engine Optimization.

Os sites que seguem o SEO devem cumprir uma série de fatores, como o uso recorrente de palavras-chave, utilização de outros links com relevância, entre outras regras.

A Target Host , empresa especializada em soluções digitais, oferta uma série de produtos, atende os clientes de forma exclusiva e satisfaz as suas necessidades digitais, garantindo destaque e posicionamento online!