Entenda a diferença e vantagens das hospedagens HDD e SSD

Está em busca de uma empresa de hospedagem de site que seja de confiança e que trabalhe com as melhores tecnologias do mercado? Mas não sabe quais são as diferenças de hospedagem HDD e SSD para escolher o seu futuro parceiro?

Primeiro, entenda que em ambos os casos estamos falando de tecnologia usada por uma empresa de hospedagem de site. Sem esquecer que precisa ter hardwares e softwares ágeis e robustos o suficiente para armazenar um volume imenso de dados, com segurança.

Para não sobrecarregar os datacenters com todas as demandas novas de dados que surgiram com o avanço da tecnologia, entre elas usuários com acesso móvel e um número realmente elevado de conteúdos multimídia, a empresa de hospedagem de site que está percebendo o movimento dos clientes e dos usuários está criando uma estrutura híbrida com características do HDD e do SSD.

Mas, como tudo na vida tem dois lados, as diferenças de hospedagem HDD e SSD apresentam pontos positivos e negativos. Vamos conhecer!

 

empresa hospedagem site | hospedagem ssd hdd

 

Diferenças de hospedagem HDD e SSD

Tanto HDD quanto SSD servem para armazenamento de dados. Sendo que os HDDs são discos magnéticos antigos, onde os dados são escritos e lidos de maneira mecânica, enquanto os SSDs retêm os dados através de um sistema eletrônico, muito mais rápido, formado por memória não volátil flash e com inclusão de circuitos semicondutores.

Ou seja, já deu para perceber que o SSD é uma tecnologia superior (e bem mais cara) do que o HDD! Veja outros diferenciais do SSD

    • Velocidade elevada na escrita e leitura de dados, em cerca de 500MB por segundo, já o HDD fica na média de 120MB apenas;
      O armazenamento do SSD é eletrônico e não mecânico, sendo mais rápido e preciso;
      Importante: no SSD, os dados armazenados não ficam fragmentados, por isso a leitura fica bem mais ágil e eficiente;
      O consumo de energia de um disco SSD chega a ser 50% menor do que o de um HDD;
      As taxas de erro de um SSD também são bem menores do que os HDDs;

Por ser uma tecnologia de ponta para uma empresa de hospedagem de site, a sua aplicação é recomendada para clientes que precisam reinicializar processos rapidamente e que trabalham com alta performance com seus dados. Mas, se o SSD é tão bom assim, por que continuar usando o HDD?

Vamos lá, pois tudo nessa vida tem um preço e muitos lados que devem ser observados!

O SSD costuma ser bem mais caro do que um HDD. A capacidade de dados que um HDD pode armazenar ainda é interessante para uma empresa de hospedagem de site. Na prática, no datacenter, o ideal é que não haja uma competição de quem é melhor, o SSD ou o HDD!

A verdade é que essas tecnologias devem se complementar em uma empresa de hospedagem de site. Quando as aplicações são direcionadas para mais rapidez em reboots, agilidade para escrever e ler os dados, entre outras necessidades, o datacenter usa os discos SSDs para este cliente.

Quando se trata de armazenamento de dados apenas, ainda pode ser interessante contar com um datacenter formado por HDD, por causa do menor custo por dado armazenado (para o cliente-final essa estrutura também fica mais barata).

Para equalizar a questão, a empresa de hospedagem de site Target Host investe em estruturas híbridas, que são formadas pelas características positivas do HDD e do SSD.

Assim, apresenta HDD com valor acessível e ótimo índice de confiabilidade no armazenamento de dados. E ainda mais, conta também com arquiteturas 100% flashs e outros métodos eletrônicos do SSD para entregar a agilidade e precisão que alguns sites hospedados precisam. É uma maneira inteligente de aliar baixo custo com alta performance!