Como montar uma loja virtual

O planejamento da sua loja virtual deve ser feito com cuidado. Pense em tudo, desde a aparência e a disposição dos produtos, até as formas de pagamento e de entrega.

Saiba quanto tempo levará para seu e-commerce começar a funcionar. Quanto irá gastar com a hospedagem do seu site, além do domínio, backoffice, serviço de frete, serviço antifraude e certificação de segurança (como SSL e scan de aplicação e IP). Lembre-se que é importante ter um site seguro, mas também deve-se mostrar aos usuários que seu site é seguro. Muitas pessoas prestam atenção nos selos de segurança e você também deve prestar.

Além do mais, para quem está começando com vendas online, é mais recomendável comprar um serviço de intermediadores de pagamentos, que são empresas que irão cuidar de toda a parte financeira com os clientes, tanto em questão de assumir riscos de fraude, tanto com o adiantamento da quantia que você tem para receber.

Eles cobram uma taxa para isso mais uma porcentagem por transação. Ou você ainda pode contratar gateways de pagamento, que oferecem soluções melhores e ainda dão garantia de conexão com as principais redes de cartões de crédito. Eles cobram apenas uma taxa por transação. O processo então, fica mais barato, mas você terá que comprar o antifraude a parte.

O ideal é dividir seu orçamento da seguinte forma: 30% para os gastos com a plataforma, hospedagem e outros recursos para a criação da loja virtual e 70% para o marketing online. A divulgação do seu site é muito importante e requer investimento. Essa é sua melhor chance de crescer.

Custos

De forma geral, o valor total para se construir uma loja virtual podem ser divididos em três seções: custos operacionais, de soluções que serão oferecidas no seu portal; custos com recursos de TI e de estruturação da plataforma, como as open source, as alugadas e as exclusivas; e os custos com a divulgação.

Os valores podem variar de R$ 30 iniciais, como a hospedagem, até R$8.000 no final do projeto, se preferir um site mais sofisticado e com recursos tecnológicos.

Marketing é indispensável

Divulgar seu e-commerce é essencial para conseguir aumentar o número de visitas na loja e conseguir convertê-los em clientes reais. Mas não fique só no básico, crie uma boa estratégia de marketing digital. Você pode fazer e-mail marketing, colocar publicidade em outros sites ou ainda fazer anúncios no Google e nas redes sociais, que dão um ótimo retorno, não são caros e você ainda pode personalizar conforme o público que você deseja atingir.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras

Quanto se trata de compras, essa frase é totalmente verdadeira. As pessoas gostam de ver imagens boas e normalmente se interessam pelas mais bonitas. Portanto, faça os usuários se interessarem pelos seus produtos com fotos bem feitas. Por isso, é importante ter fotos profissionais ou pelo menos de boa resolução. Se você tiver um amigo que tem uma câmera profissional ou semiprofissional, é hora de pedir ajuda. Essas fotos serão a primeira impressão dos internautas de sua loja. Segurança também é importante, veja como saber se uma loja online é segura.

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