Automação residencial: comande tudo pelo celular

Foi-se o tempo em que os celulares eram usados apenas para fazer ligações. Atualmente, os smartphones são a principal plataforma de acesso à Internet para muitas pessoas. No entanto, a maioria ainda não utiliza todas as funções disponíveis para otimizar a rotina. A Internet das Coisas proporcionou um universo de possibilidades. Com a automação residencial, é possível ter total controle sobre a sua casa. Confira como funciona e as vantagens dessa tecnologia!

Automação Residencial

O que é automação residencial e como funciona?

A automação residencial é um sistema tecnológico que colabora para o cotidiano daqueles que a adotam. Isso porque é possível gerenciar uma série de funções domésticas. Tal modernidade tem sido impulsionada até mesmo por grandes corporações, como o Google, a Amazon, Apple e Samsung, que criaram suas assistentes virtuais e dispositivos inteligentes.

Por meio da criação de um ecossistema virtual, a automação residencial funciona a partir da conectividade de aparelhos inteligentes. Assim, com acesso à Internet, pode-se programar ações, mesmo que não esteja dentro de casa, para que sejam realizadas automaticamente. Para isso, todos os equipamentos devem ser compatíveis com esse sistema e o smartphone precisa ter os aplicativos necessários para fazer os comandos.

Quais as vantagens da automação residencial?

Quem tem uma casa inteligente é beneficiado com maior facilidade durante o dia a dia. A automação residencial possibilita maior praticidade e conforto, já que é possível administrar tudo de maneira remota. Além disso, contribui com a sustentabilidade, pois colabora com a economia de água e luz. No entanto, uma das melhores vantagens que pode-se conquistar é a segurança da casa, com câmeras inteligentes e fechaduras eletrônicas.

Com a automação residencial, é possível:

  • Administrar a temperatura, acionando o ar-condicionado;
  • Ouvir músicas falando apenas o nome da que deseja escutar;
  • Ligar e desligar a iluminação;
  • Coordenar o consumo de energia elétrica e água;
  • Acionar a cafeteira e conduzi-la a fazer café;
  • Controlar câmeras inteligentes de segurança e visualizar as imagens pelo celular;
  • Comandar fechaduras eletrônicas com sensores de presença.

Automação residencial, Internet das Coisas e o futuro

Assim como a automação residencial, a Internet das Coisas proporcionou a criação de diversas outras tecnologias que facilitarão o futuro de todos. Para atualizar-se sobre esse assunto, acompanhe o blog da TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Com 18 anos no mercado, fornecemos infraestrutura cloud para grandes empresas de todos os estados do Brasil.