4 anos depois, analisamos as inovações trazidas pelo Windows 10

Há quatro anos atrás, a Microsoft apresentava ao mundo o Windows 10. Uma versão que prometia revolucionar o mercado e, principalmente, resolver os problemas acumulados pelas versões anteriores – Windows 7, 8 e XP. Com a promessa de mudar a experiência do usuário, a atualização do sistema operacional trouxe inovações que hoje podem parecer banais, mas que há quatro anos representavam uma evolução no mercado.

Hoje a empresa está presente em mais de 80% dos computadores, com a estimativa de que mais de 40% utilizam a versão mais moderna instalada. Mas quais são as funcionalidades que estavam sendo apresentadas ao mercado?

Funcionalidades que o windows 10 trouxe

Menu Iniciar

Após ser retirado na versão do Windows 8, ele ressurge ainda melhor. A novidade trouxe mais funcionalidades ao item e um design melhorado. Com atalhos para aplicativos e com possibilidades de personalização, o menu estava mais funcional e bonito.

Cortana

Hoje apesar da disputa entre diferentes inteligências artificiais mas há quatro anos atrás, junto com o Windows 10 a Cortana trazia uma novidade para o mercado. Mesmo com a demora para falar português, a assistente ganhou funcionalidades para o Brasil aos poucos e hoje ela realiza funções como criar lembretes, agendar compromissos e checar a previsão do tempo, tudo através de comandos de voz.

Central de Notificações

Até o lançamento do Windows 10, não havia uma seção que reunisse todas as notificações recebidas pelo usuário. Alerta de atualizações, novos e-mails, mensagens ou outros tipos de aviso eram apresentados separadamente. Com a nova funcionalidade, o usuário passou a ter tudo reunido em um lugar só. Além de ter acesso a opções de Bluetooth e Modo Avião.

Aplicativos nativos

Uma das grandes mudanças do Windows 10 foi o surgimento de aplicativos nativos no sistema. Entre eles, o Fotos e Filmes e TV e o Groove Música, que foi descontinuado. Além dessas novidades, foram apresentados novos aplicativos de clima, calendário e e-mail nativos. Além do aplicativo de conversa Skype surgir totalmente remodelado.

Navegador Edge

Entre os aplicativos nativos, destacamos o Edge. Um navegador criado do zero como alternativa ao Internet Explorer. Com mais opções como anotações e integração à Cortana, o objetivo da Microsoft é lançar uma versão de código aberto e que futuramente se torne compatível com as extensões da Chrome Store.

 

Em um mundo digital e com inovações surgindo no mercado dia após dia, é importante escolher a melhor opção quando falamos de soluções tecnológicas para negócios. A Target Host é a melhor empresa de hospedagem de sites com as melhores soluções para o seu crescimento.