O que são chatbots e como funcionam?

Se você acha que os aplicativos de troca de mensagens instantâneas são o ápice da evolução em termos de comunicação, é porque nunca ouviu falar sobre o chatbots. Confira!

Ilustração de uma mão mexendo no celular | O que são chatbots?

O que são chatbots

Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia. Trata-se de robôs automáticos capazes de interagir com pessoas por meio de algum sistema de mensagem eletrônica..

Os chatbots são programas de computador que usam inteligência artificial e imitam conversas com pessoas. O robô interage e conversa com o usuário em diversas situações, como solicitar um táxi ou pedir uma pizza.

Quais as vantagens dos chatbots?

A inteligência artificial tem se tornado cada vez mais frequente em diversos momentos do dia a dia. Seu objetivo é alcançar a inteligência humana através de mecanismos ou dispositivos formados por símbolos e algoritmos.  Estes, efetivamente simulam a capacidade de pensar, resolver problemas e se comunicar.

Os chatbots tornam-se interfaces de troca de informações perfeitas para otimizar o tempo e solucionar as necessidades de empresas e usuários.

O propósito da criação do chatbot foi para que computadores pudessem conversar com as pessoas, respondendo às suas perguntas de modo que elas não pudessem perceber que estão se comunicando com um programa, dando a impressão de que estão em contato com outra pessoa. Tudo indica que esta interface de atendimento irá se tornar uma forte tendência no meio corporativo.

Os chatbots já existem?

Na prática, os chatbots já existem. Por exemplo, quando um usuário liga para o seu banco e é atendido por uma gravação, que o direciona para um atendimento específico de acordo com sua necessidade. Ou a famosa Siri, da Apple, que permite que a pessoa solicite comandos por voz. Portanto, apesar de serem programados para responderem de maneira automatizada, os chatbots têm como base, além de seu banco de dados, cada informação preenchida pelo usuário, criando, assim, um histórico completo em uma interface de fácil acesso e personalizada.

Chatbots são o futuro do atendimento

Os chatbots são criados com base na inteligência artificial, e atuam de acordo com possíveis perguntas e respostas de usuários. Esse conteúdo pode ser personalizados com a identidade da marca. Há ainda a possibilidade de executar mensagens em diferentes formatos, como em texto, vídeos, imagens e mais.

O objetivo dos chatbots é melhor o relacionamento com o cliente. Desse forma, você pode oferecer atendimento para o SAC e diversos outros serviços.

A Target Host, empresa de soluções de internet oferece serviços de hospedagem de sites, além de software de filtro anti-spam para eliminar e-mails indesejados. Ligue (11) 4063-0438 em São Paulo, ou (21) 4063-8546 no Rio de Janeiro, e comprove!