Vantagens e desvantagens em hospedar vídeos no meu site

Se você já tem um site, certamente já precisou hospedar vídeos nele, certo? Já é incontestável a importância dos vídeos na internet e cada vez mais se faz necessário ilustrar artigos e apresentações com recursos audiovisuais. Mas o que muita gente não sabe é que ter o hábito de hospedar vídeos diretamente no site conta com algumas vantagens e outras desvantagens. Vamos explicar melhor a seguir:

Dispositivos reproduzindo vídeos | Vantagens e desvantagens em hospedar vídeos no meu site

Qual a vantagem de hospedar vídeos diretamente no meu site?

Geralmente, cria-se um site para poder ter um espaço totalmente seu na internet, sem ficar refém de tendências do momento e de determinações de terceiros que possam atrapalhar a sua comunicação. Essa ideia também vale para quem deseja hospedar vídeos diretamente em seu site.

E, com isso, temos a maior vantagem de hospedar um vídeo no seu próprio site: o fato de você não ficar refém dos algoritmos de terceiros. Você vai ter a certeza de que o seu vídeo estará sempre lá, sem riscos.

Também tem a vantagem de passar uma imagem de maior profissionalismo e elegância ao seu site, pois, caso você domine ou tenha alguém que saiba mexer com programação, você também ganha a possibilidade de personalizar o player para ficar com a cara do seu site.

Hospedar vídeos no meu site tem alguma desvantagem?

Existem alguns pontos negativos no fato de hospedar vídeos diretamente no seu site. Um deles é que vídeos ocupam muito mais espaço no servidor, principalmente se o arquivo for de alta qualidade. Se o site tiver apenas um vídeo curto, isso não chega a ser uma dor de cabeça. Entretanto, se surgir a necessidade de reunir uma coletânea de vídeos, pode ser que seja necessário obter um espaço maior em seu servidor.

Também por conta do tamanho dos arquivos de vídeo, outro problema que pode acontecer é o tempo de carregamento do seu site, que pode se tornar mais lento. E já é comprovado que 40% dos internautas desistem de acessar um site que demore mais que 3 segundos para carregar. Neste caso, a solução seria garantir um espaço de banda maior no seu servidor.

Existem alternativas para hospedar vídeos?

Sim, existem. E são mais fáceis do que você imagina. E se você entende o básico de programação, você já consegue fazer.

A mais utilizada de todas é disponibilizar o vídeo em algum player de vídeos da internet, como o YouTube, o Vimeo ou até outros menos conhecidos, mas bastante interessantes, como o Vzaar. Como são sites otimizados para o compartilhamento de vídeos em outros sites, ele permite entregar o vídeo ao seu usuário sem comprometer o carregamento da sua página como um todo.

Funciona assim: você carrega o vídeo em uma dessas plataformas e, depois de concluído o processo de upload, basta copiar o código de incorporação (ou “embed”) do vídeo e colar no campo de texto da página do seu site. É um processo simples e bastante eficiente.

Hospedagem de sites

Se você está pensando em criar um site novo ou pretende trocar de servidor de hospedagem, a Target Host, empresa de soluções de internet é o que você precisa. Contamos com diversos planos de hospedagem de sites, que vão ao encontro do que você precisa e do seu orçamento. Entre em contato com a gente!