Transações bancárias pelo Facebook já são uma realidade

Pessoa usando cartão de crédito e notebook | Transações bancárias pelo Facebook já são uma realidade

No final de fevereiro, o Banco do Brasil se tornou o primeiro banco no país a permitir a realização de transações bancárias pelo Facebook com o uso do Messenger – o aplicativo de troca de mensagens instantâneas da rede social americana. As operações serão feitas com uso de inteligência artificial, via chatbot do Messenger. Tudo isso em conjunto com o robô Watson, uma plataforma virtual para negócios da IBM. O projeto está sendo testado em um grupo de mil clientes e funcionários do banco. A princípio, serão realizadas apenas operações não financeiras, como consulta de saldo e faturas, pedidos de segunda via de cartão, etc.

Diferenças entre o aplicativo do banco e o atendimento via chatbot

A criação de serviços digitais de bancos sempre teve o objetivo de facilitar a vida dos seus clientes. A ida ao banco esta cada vez mais dispensável. O atendimento pelo Messenger visa reduzir até mesmo a necessidade de usar o aplicativo. Esse tipo de prestação de serviço é uma forma de trazer o banco para a vida cotidiana do usuário. Ao invés de apenas criar mais um canal de comunicação isolado, que poderia não ter tantos acessos quanto o atendimento pelo Messenger pode ter.

Realizar operações via redes sociais parece mesmo ser o futuro das transações bancárias online. Prova disso, é que o Banco do Brasil divulgou também que ainda este ano deve dar início ao atendimento via Whatsapp.

Como será garantida a segurança nesse tipo de transação?

O sistema que será usado para a realização das transações do Banco do Brasil no Messenger busca garantir a segurança da operação, com envio de código para o celular cadastrado e limite de 10 minutos de acesso. Após esse tempo, os clientes devem enviar novamente a senha e um novo código de segurança. Conforme o sistema for ampliado, novos protocolos de segurançapodem ser adotados.

Conheça a Target Host, empresa de soluções de internet. Oferecemos serviços de hospedagem de sites, além de software de filtro antispam para eliminar e-mails indesejados. Ligue (11) 4063-0438 em São Paulo, ou (21) 4063-8546 no Rio de Janeiro, e saiba mais.