Tecnologias de segurança podem substituir senhas

O uso de senhas é fundamental para garantir preservados os dados de pessoas e empresas. Em busca da maior proteção possível, são utilizados números e letras maiúsculas e minúsculas. Entretanto, não é fácil memorizar as várias senhas que são utilizadas diariamente por uma única pessoa. Mesmo que existam formas de atenuar o constante esquecimento dos códigos, o fato de ter que lembrá-los ainda é um problema. Mas, há soluções. Já existem tecnologias de segurança que substituem as palavras de acesso.

Tecnologias de segurança para substituir senhas

Presentes no cotidiano de quem é assíduo na internet, as senhas são capazes de manter a privacidade das informações somente para aquele que deve obtê-las. Entretanto, há novas tecnologias de segurança disponíveis para proteger dados de forma eficaz e mais rápida do que digitar para realizar login. Acompanhe, a seguir, 4 métodos de autenticação.

1. Gerenciadores de senhas

Há excelentes gerenciadores de senhas que produzem códigos fortes de forma automática, guardam-os na nuvem e preenchem formulários de login. Porém, ainda exigem que a pessoa lembre de uma senha para um primeiro login.

Com os gerenciadores integrados aos sistemas operacionais dos celulares, essa realidade pode ser mudada. A extinção do primeiro login e o preenchimento imediato de senhas são encontrados no Android 10 e no iOS 13. Todavia, essa tecnologia ainda não gera senhas automaticamente. Nesse caso, a pessoa ainda precisa criar seu próprio código.

2. Aplicativos de autenticação

Desde 2018, a Microsoft tem um sistema de autenticação, chamado Microsoft Authenticator, que facilita o login sem que seja necessário digitar a senha. O método é configurado uma única vez. Nas próximas, o usuário só precisa clicar em uma notificação que aparece no celular, que já tem a segurança de leitura digital ou escaneamento facial. No entanto, o recurso pode ser utilizado somente para entrar na conta da empresa e no Office.

Além da Microsoft, o Google e a Apple também oferecem um sistema parecido. Porém, apenas a produtora do Windows o fornece sem a obrigatoriedade de digitar senha. Mas, essas ferramentas ainda são limitadas. Se os aplicativos de autenticação forem muito aderidos, é possível que os smartphones substituam as senhas.

3. Protocolos para empresas

No ambiente empresarial, o funcionário precisa fazer login em diversos programas. Porém, há algumas companhias que agregam servidores de identidade aos provedores de serviços, possibilitando que, com apenas uma autenticação, todas as plataformas sejam desbloqueadas. Além disso, existe a chance de cada empresa escolher como será a realização do login. Geralmente, elas fazem uso de computadores com leitor de digital ou câmera infravermelha para reconhecimento da face.

4. FIDO2

O FIDO2 surgiu com o intuito de contornar um problema observado na biometria como forma de fazer login. Isso porque, de acordo com os produtores, a exposição das digitais, da face e íris na web é arriscada e esses dados podem ser levados com a utilização de outras tecnologias. Também, a pessoa não poderia mudar a biometria, diferente de como faz quando tem uma senha roubada.

Para isso, o FIDO2 oferece o serviço do uso de uma chave física, um dado biométrico e uma informação que somente o usuário poderá ter, como uma senha, para garantir maior segurança. Mesmo ainda sendo restrito, esse sistema já está disponível em forma de dispositivos, como a Yubikey 5, que funciona em computadores e celulares por meio de USB, Lightning ou NFC.

Conte com a Target Host para ter acesso às tecnologias de segurança

O desenvolvimento das tecnologias de segurança tem avançado cada vez mais. O uso delas proporciona ainda mais segurança e praticidade aos usuários. Para ter uma delas em sua conta empresarial ou pessoal, conte com a Target Host, empresa de hospedagem de sites. Oferecemos serviços de tecnologia para aprimorar a sua experiência na web. Veja nosso portfólio, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!