Como as tecnologias EaD contribuem para o ensino virtual?

A educação a distância, não de agora, já é uma modalidade consolidada no ensino superior mundo afora, inclusive no Brasil. Enquanto o ensino básico é realizado preponderantemente na modalidade presencial, no ensino superior as matrículas EaD se proliferaram nos últimos anos. É nesse contexto que as tecnologias EaD ocupam um papel central.

O confinamento e a necessidade de distanciamento social oriundas da pandemia do novo coronavírus aceleraram esse processo, e ferramentas de ensino a distância proliferaram-se largamente em todos os níveis de ensino, do ensino fundamental à pós-graduação. Mesmo cursos que permanecerão classificados como regime presencial vão incorporar diversas dessas ferramentas tecnológicas, flexibilizando o ensino e abrindo um universo de possibilidades para os professores e coordenadores pedagógicos. O profissional de EaD cada vez mais tende a não ser apenas um tutor, mas efetivamente um professor virtual.

Como a tecnologia contribui para a educação?

Mesmo nas salas de aulas presenciais, ano após ano, os professores já vinham incorporando diversas ferramentas tecnológicas ao seu, digamos assim, “arsenal pedagógico”. Foi uma grande novidade quando muitos docentes passaram a adotar equipamentos de data show (projetores) para mostrar apresentações preparadas no PowerPoint com diversos recursos visuais e vídeos. Mesmo a apresentação de filmes em videocassete, lá atrás, já foram um bom exemplo de avanço tecnológico na sala de aula.

Hoje em dia, um professor que utilize apenas a voz e a lousa tende a ficar bastante atrasado em termos de recursos pedagógicos na comparação com seus colegas. Isso avança cada vez mais com a aplicação de diversas ferramentas interativas em sala de aula. Daí para a realização de aulas a distância foi um “pulo”. Mas será que aulas a distância são apenas aulas em vídeo, com o professor falando o mesmo que falaria pessoalmente? Definitivamente, não.

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

As aulas a distância vão muitíssimo além de o aluno assistir a aulas em vídeo, como ocorre muitas vezes no atual cenário, em que as aulas presenciais estão suspensas. Existem sólidas tecnologias e plataformas de educação virtual, os chamados ambientes virtuais de aprendizagem, ou AVA, como são conhecidos.

Quem já fez cursos à distância, seja curso livre, pós-graduação ou mesmo graduação EaD, sabe bem do que estamos falando. Trata-se de um espaço virtual que simula a sala de aula e vai além: possui fóruns para estimular a interação entre os alunos por meio da intermediação do professor/tutor, bibliografia do curso disponível para download, espaços para falar diretamente com o docente, submissão de trabalhos/atividades e realização de provas on-line e, inclusive, as já citadas videoaulas. Os AVAs vêm se aprimorando cada vez mais e utilizado cada vez mais recursos para conseguir atrair o interesse e a disciplina do aluno mesmo a distância.

Tecnologias de realidade avançada e 3D

Cursos mais sofisticados tecnologicamente e com mais recursos, como de medicina e engenharias, têm adotado diversas tecnologias avançadíssimas para potencializar as suas aulas a distância. Neste sentido, podemos citar salas virtuais de atendimento ambulatorial, óculos e outros recursos de realidade aumentada, ambientes virtuais com integração de faculdades de todo o país e mentoria de profissionais reconhecidos no respectivo meio, mesas 3D de anatomia ou plantas etc.

A pandemia deixou ainda mais nítido um processo que já estava em franco desenvolvimento, acelerando-o ainda mais. Desde a pré-escola até pós-graduações, cada vez mais as instituições de ensino terão que incorporar ferramentas virtuais de aprendizagem, das mais simples às mais robustas. E isso não significa anular o papel do professor. Pelo contrário: o professor adaptado às novas tecnologias terá um arsenal ainda mais rico para colocar em prática suas estratégias de aprendizagem.

Conte com os serviços de TI da TargetHost!

Se as instituições de ensino estão aderindo cada vez mais às ferramentas de tecnologia da informação, com a expansão das tecnologias EaD, torna-se necessário também, então, o correspondente acompanhamento de soluções na área da informática, seja de hardware, software, bancos de dados, segurança, privacidade, hospedagem de sites etc. Para tudo isso e muito mais, você pode contar com a TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Entre já em contato!