Por que substituir seu servidor Apache pelo LiteSpeed?

Se você está acompanhando nosso mês especial sobre o LiteSpeed, já deve estar sabendo que o software é compatível com Apache. Essa compatibilidade, permite que ao optar pela utilização do LiteSpeed como seu servidor web, as configurações possam ser substituídas facilmente.

Mas o que é Apache?

Criado em 1995, este servidor é um dos servidores web mais conhecidos do mundo. O Apache é responsável por disponibilizar páginas e todos os recursos que podem ser acessados pelo usuário em um site. Desde envio de e-mails até compras online, diversas funções que utilizamos na internet só podem ser executadas graças a servidores como ele. A diferença para outros servidores, é sua gratuidade.

E por que optar pelo LiteSpeed?

Este, trata-se de um servidor bem mais leve que o Apache. Aliás, testes indicam que o LiteSpeed consegue ser até seis vezes mais rápido que um servidor Apache. Apesar de não ser totalmente gratuito, ele consegue lidar com tráfegos de acesso muito mais pesados. Por isso, acaba deixando seu site mais leve e mais rápido. Uma outra vantagem também é a prevenção de ataques DDOS. O LiteSpeed foi construído para lidar com esses tipos de ataque de uma maneira bem mais eficiente.

Abaixo, você confere um gráfico que mostra a diferença dos picos de sobrecarga em ambos os servidores. É possível ver que em momento algum, houve sobrecarga na utilização do LiteSpeed.

 

Segundo a empresa responsável pela distribuição do LiteSpeed, a substituição dos servidores pode ser feita em apenas 15 minutos. Uma vez instalado, o LiteSpeed ​​Web Server pega suas configurações do Apache e as processa rapidamente, permitindo respostas rápidas e uso consistente e eficiente da memória do servidor.

Ao adquirir um plano de hospedagem da TargetHost, você já possui direito a utilizar o LiteSpeed. Seu download pode ser feito diretamente através do seu cPanel.