Subdomínio: saiba o que é e quando criar

Gerenciar um site vai além de produzir conteúdo digital. É necessário organizar as informações inseridas na página. Para isto, algumas estratégias de otimização de site e classificação são utilizadas, como a criação de subdomínios.

Mas, afinal, como funciona essa ação? Essa e outras questões serão respondidas ao decorrer deste artigo. Confira!

Entenda o que é domínio de site

Antes de tudo precisamos compreender quem está no topo dessa hierarquia: o domínio de site. Ou seja, o nome usado no endereço do site. Responsável por conectar o usuário ao servidor onde o conteúdo está hospedado, o domínio é formado por dois níveis. O primeiro é o TLD e o outro o SLD.

Ainda está um pouco confuso? Então, usaremos como exemplo a página fictícia www.roupabrasil.com. Vamos lá?! O domínio de primeiro nível desse site é o roupabrasil e o que vem depois do ponto do endereço, no caso .com, é o TLD.

Além do nome da empresa, domínios também revelam qual a localização e o status do endereço. Por exemplo: TLDs com duas letras (.br e .uk) são usados para abreviar nomes de países, enquanto .com, .info e .ong são domínios genéricos ou internacionais.

O que é subdomínio e qual a sua função?

De forma simplificada, subdomínio é uma parte menor do domínio, ou seja, uma extensão do endereço do site. No caso do www.roupasbrasil.com, o subdomínio seria o www., mas é possível substituí-lo por outra palavra que segmente o conteúdo do site.

Vamos supor que roupabrasil também tenha uma loja online e, para não criar outro domínio para o e-commerce, o proprietário registrou o subdomínio loja. Ou seja, o endereço para a página de vendas será loja.roupabrasil.com.

Desta forma, além de segmentar o conteúdo, o subdomínio também servirá como uma nova porta de entrada do site. Isso porque os buscadores entendem que o endereço está ligado ao domínio principal e os revelam nas pesquisas. Com estratégias assertivas de SEO, é possível aumentar a relevância e melhorar a performance da página. Por fim, subdomínios também são muito úteis quando uma empresa visa disponibilizar o seu conteúdo em mais de um idioma.

Hospedagem para site com criação de subdomínio

Viu como a criação de subdomínio é importante para o seu negócio?! Faça o registro de domínio com a TargetHost, empresa de hospedagem de sites, e tenha acesso a serviços de criação de subdomínio ilimitados. Ficou interessado? Entre em contato, que a nossa equipe está preparada para melhor atendê-lo!