Como usar o Twitter em seu negócio?

As redes sociais já são canais de relacionamento e atendimento para uma grande porcentagem das marcas. Porém, mesmo sendo populares, muitos profissionais ainda não sabem como usar o Twitter em seu negócio. Já falamos aqui sobre a importância de se ter uma presença digital forte, e o Twitter é uma das plataformas que estão aí para isso!

Tela de celular aplicativos twitter

Se utilizado da maneira correta, esse canal pode somar uma série de benefícios para as corporações. As principais vantagens você confere a seguir.

Reconhecimento de marca: o Twitter e as demais redes, como Facebook, Instagram e Youtube, são excelentes canais para as marcas mostrarem seus produtos e divulgarem seus diferenciais. Esse reconhecimento pode ser um dos primeiros passos para que uma empresa se torne referência. Aumentando o seu brandlift, ou seja, o nível de interação do público com a marca.

Conquista de novos clientes: além do benefício já descrito, o Twitter também soma outra vantagem para as marcas, que é a conquista de novos consumidores. Ou seja, mais pessoas podem conhecer a empresa e passar a comprar ou contratar os seus produtos e serviços. Em longo prazo, esse aumento de clientes é muito vantajoso e pode trazer excelentes resultados para as corporações.

Entenda mais sobre o Twitter e descubra como usá-lo

Para que todos esses benefícios sejam alcançados, é primordial que as marcas saibam utilizar o Twitter com inteligência e de forma funcional. E para usar essa rede social com eficiência, listamos algumas dicas importantes.

Adapte o tom de voz: cada canal requer um tipo específico de linguagem. No blog, por exemplo, o texto deve ser mais completo e conter informações mais detalhadas e específicas.

Já o Twitter requer um tom de voz diferenciado. Portanto, você precisa ser bem mais informal e muito mais direto. Esta esta rede conta com um número limitado 240 de caracteres.

Entenda o público: outro ponto importante e que muitas vezes não é levado em consideração é o público que determinada marca tem ou deseja alcançar no Twitter. Muitas vezes, o usuário da rede social não é o mesmo que segue a empresa em outros canais.

Por esse motivo, é primordial estudar mais a fundo sobre o tipo de audiência que a corporação possui no Twitter, entendendo, desta forma, qual conteúdo é mais relevante para esse canal.

Estude cases de sucesso: para fazer sucesso na internet, é muito importante que as marcas estudem os seus concorrentes. É preciso identificar o que deu certo para as outras empresas nas redes sociais. Afinal, os casos de maior sucesso podem ajudar na criação de interações e conteúdos no Twitter da marca.

Abuse dos recursos: por último, é muito importante destacar os recursos que estão disponíveis nesse canal. Cabe à marca entender essas funcionalidades e abusar delas de maneira diferenciada.

No Twitter é possível, por exemplo, realizar compartilhamento de localização, fazer uma transmissão ao vivo, usar vídeos, links e imagens, criar um calendário de eventos e muito mais. A mídia social tem alto alcance e um elevado número de usuários no Brasil.

Quer saber mais?

Para entender ainda mais sobre como utilizar o Twitter em prol da marca, basta que o interessado faça contato com a equipe qualificada e treinada da TargetHost. São anos atendendo os clientes com eficiência e expertise.

É importante mencionar que a empresa oferece uma série de produtos e soluções ao mercado, como hospedagem de WordPress e loja virtual, e-mail marketing e profissional, registro de domínio, gerenciamento de servidores, e-service, orquestração Cloud e muito mais.

Para entrar em contato com a Target Host é muito simples. O cliente pode ligar para a central de vendas da empresa e tirar todas as suas dúvidas. O atendimento é feito de forma exclusiva, diferenciada e personalizada. Entre em contato e saiba mais!

Veja 6 apps que facilitam o seu dia a dia

A tecnologia chegou para facilitar a nossa vida, e não só no âmbito profissional. Muitas atividades do nosso dia a dia podem ficar mais fáceis com a ajuda da tecnologia, mais especificamente a partir de apps. Mas quais são esses? Veja aqui apps que facilitam o seu dia a dia.

Variados Apps que facilitam o dia-a-dia

Existem apps que podem ajudar de diversas formas, e você vai entender como eles funcionam a seguir. Quem sabe, até faça o download de alguns ao final dessa leitura, não é mesmo?

Moovit

O Moovit é um app utilizado para te mostrar os horários de ônibus do transporte público, rotas, e tudo mais. Ele te guia até onde onde você deve ir a partir de sua origem, mesmo que você esteja a pé.

Tudo o que você precisa fazer é ativar sua localização atual e digitar na barra de pesquisa o endereço do local no qual pretende chegar. Pode ser também o nome de algum terminal ou estação de metrô/trem.

Além disso, ele calcula quanto tempo você leva para concluir o seu trajeto e traça rotas mais simples..

Yahoo! Tempo

Se você vai viajar ou está na dúvida sobre o que vestir antes de sair de casa, o Yahoo! Tempo pode ser de grande ajuda.

Esse app mostra em tempo real as condições do clima, e tem um design muito original também. Além disso, a precisão é um diferencial, o que faz as pessoas elogiarem tanto esse app.

Waze

O Waze é o app perfeito para os motoristas que querem fugir de locais congestionados na cidade. Ele mostra quais as vias mais movimentadas, e ainda te mostra em quanto tempo você consegue concluir o seu trajeto.

Isso não serve só para quem quer circular na cidade. O Waze fornece informações das estradas também, ótimo para quem está com pressa ou de fato não quer pegar nenhum congestionamento.

Tasks

O Tasks é um app perfeito para quem tem problemas para cumprir todas as tarefas que estabelece no dia.

Quando você marca todas elas no Tasks, com os horários estipulados, ele te envia notificações dizendo que você precisa cumprir determinada tarefa em determinado horário, e você também pode eliminá-la depois de cumprida.

Ifood

O Ifood é um dos melhores apps para facilitar a vida de quem não quer sair de casa para comer.

Tudo o que você precisa fazer é digitar na barra de pesquisas aquilo que deseja comer, e o app te mostra todos os estabelecimentos próximos nos quais você pode fazer o pedido. Você é direcionado para uma pequena página do estabelecimento no Ifood, seleciona a opção e recebe a sua comida em casa, sem precisar de nenhuma ligação.

My Fitness Pal

O My Fitness Pal é um app para quem quer emagrecer. Você registra nele tudo o que ingeriu em um dia, e ele calcula as calorias que você ingeriu, te permitindo saber se é preciso diminuir a ingestão calórica ou não, além de registrar também seus exercícios.

Esses são alguns dos apps que podem facilitar o seu dia a dia em diferentes aspectos. Experimente e aproveite as vantagens que eles proporcionam!

As diferenças entre iOS, Android e Windows Phone

No momento em que você for comprar um smartphone, você deve perceber que há três tipos de sistemas operacionais envolvendo os aparelhos. São eles: iOS, Android e Windows Phone. Cada um deles tem suas particularidades, e conta com algumas vantagens importantes.

iOS, Android e Windows Phone

A parte funcional dos iPhones e celulares Android contam com algumas semelhanças. Apresentam ícones pequenos que podem ser movidos conforme os gostos de cada usuário. No iPhone, com sistema operacional iOS, podem ser criadas pastas com o objetivo de reunir aplicativos de um mesmo segmento.

O caso do Android é semelhante. Há a diferença de ter fundos de tela com maior animação. Nestes casos, sistemas de realização de vídeos, buscas e mapas são gerados pelo Google.

No Windows Phone, há muitas diferenças. São blocos maiores presentes na tela, substituindo a maior parte dos ícones. Na plataforma da Microsoft, a sua interface costuma ser mais intuitiva, ou seja, é bem diferente das outras coisas que tem nos smartphones. Os mapas e pesquisas presentes nele são feitos pelo Bing, que concorre com o Google no segmento de buscadores.

Sistema iOS

Para pessoas que querem um sistema operacional de uso fácil, o iOS pode ser uma boa pedida. Ele só está disponível para aparelhos smartphones da Apple – os iPhones. A maior das vantagens é que este sistema é compatível com todos os demais aparelhos da marca.

O iOS ainda conta com aplicativos exclusivos para este sistema operacional. Há mais atualizações ao longo do ano. Ou seja, você tem menos riscos de ficar com o aparelho desatualizado.

Caso goste de mexer nas configurações do aparelho, e deixá-lo mais personalizado, não é possível fazer grandes alterações. O iOS tem um sistema que é bem mais fechado e totalmente programado pela Apple.

Sistema Android

Este é o sistema operacional do Google, e está na maior parte dos aparelhos celulares de hoje em dia, principalmente nos da marca Motorola, LG, Sony e Samsung. São os smartphones mais facilmente encontrados nas lojas. E para melhorar, eles ainda contam com uma entrada microSD, que visa aumentar a capacidade de memória do celular – é ideal para pessoas que têm muitas fotos ou músicas.

Outra vantagem é que a Google Play, a loja virtual para celulares Android, conta com diversos apps gratuitos. Outro ponto bem atrativo é que aparelhos deste sistema podem ser mais personalizados conforme os gostos do usuário.

A única questão adversa é que pode haver uma certa demora para a chegada de atualizações, que podem vir conforme a escolha de cada fabricante para liberar aos usuários.

Sistema Windows Phone

Este é da Microsoft, e pode ser localizado em diversas marcas de celulares, como a Nokia, por exemplo. É mais fácil de usar, se comparado com o iOS e o Android, mas é necessário aprender a mexer no aparelho, pois este tem uma interface mais diferenciada dos outros dois sistemas operacionais.

A vantagem é que é possível customizar melhor o celular, através de blocos dinâmicos, a fim de escolher as melhores formas em que os aplicativos ficarão espalhados na tela. Ainda é possível conseguir um acesso rápido para uma função específica.

Porém, o Windows Phone não tem muitas opções de aplicativos para serem baixados. Além disso, também há uma demora maior para qualquer atualização.

Escolha o melhor sistema operacional para você

Na hora de comprar um smartphone, adquira sempre o que for mais compatível com o seu gosto por tecnologia. Assim, estará com o telefone que lhe for mais útil para as suas atividades do dia a dia.

Como usar a internet móvel a seu favor?

A internet móvel já é uma realidade em todo o Brasil. Apesar de ainda não ser uma das melhores do mundo, a maioria dos Brasileiros já navega mais através de smartphones do que notebooks ou desktops, desde 2014. E isso reflete na forma de como nós usamos a rede. O crescimento da versão mobile de diversos sites já pode ser visto.

Mulher sorrindo usando smartphone na rua | Como usar a internet móvel a seu favor?

Mesmo que se navegue em uma banda larga de alta velocidade ou em uma conexão 3G lenta, estudos comprovam que 40% dos internautas não esperam mais que 3 segundos para que uma página carregue. Caso contrário, eles abandonam o site. Esse dado pode ser visto por alguns como um ponto desanimador. Para outros, um desafio. E para os que encaram como desafio, a internet móvel pode ser usada como algo positivo para aumentar os acessos ao seu site. Mas… como usar a internet móvel a seu favor?

Mobile first

O mobile first, uma expressão cada vez mais comum no dia a dia de web designers e desenvolvedores web, é a técnica de fazer um site planejado primeiro para a visualização em dispositivos mobile. Isso é vantajoso de diversas formas, mas principalmente porque a usabilidade do site ficará melhor adaptada justamente para o tipo de dispositivo mais utilizado.

A usabilidade é um item que também deve ser pensado na hora de criar um site. Construa o seu projeto sempre procurando colocar os principais itens de fácil alcance. Assim, o usuário perde menos tempo procurando o que precisa, sendo assim mais difícil dele se cansar de navegar sem ter encontrado o que queria.

AMP

Já ouviu falar sobre o AMP? Em inglês, a sigla significa Páginas Móveis Aceleradas. Ou seja, ele é um acelerador de carregamento de páginas, quando estão em versão mobile. Na prática, o AMP promove a criação de sites e anúncios de rápido carregamento. Isso se traduz em versões leves, compactadas e objetivas, que são mais indicadas para quando o usuário está navegando por uma rede de dados móveis.

Plataformas de busca, como o Google, dão prioridade a sites e páginas que possuem esse tipo de tecnologia justamente por tornar a experiência do usuário mais fluida e com menos interrupções. Assim, ao optar por ter também essa versão de página no seu site, você é beneficiado duas vezes: primeiro, por dar uma melhor experiência ao usuário de smartphones e, depois, por ter mais destaque e melhor posicionamento nos resultados de busca.

Já prestou atenção nos vídeos e imagens do seu site?

Nenhuma das opções acima vão surtir efeito se você ainda insistir em inserir fotos e/ou vídeos pesados em seu site. No caso das imagens, é recomendado que se utilize a opção “salvar para web” quando for finalizar algum arquivo nos programas de edição.

No caso dos vídeos, é mais interessante não salvá-los diretamente no seu servidor e hospedá-los em plataformas de vídeos mais rápidos, como o YouTube ou o Vimeo, quando possível. Isso porque todo o resto da página seria carregado sem depender do andamento do carregamento do vídeo.

Adquira um servidor ideal para o que você precisa

Dependendo do número de pessoas que estejam acessando o seu site ao mesmo tempo, o tempo de carregamento do seu também pode ser maior do que o normal. Por esta razão, é importante ter um planejamento e acompanhar o número de pessoas que costumam acessar ao seu site. Na verdade, o ideal mesmo é sempre ter uma contagem para cima, pois cada visita é uma conversão em potencial e você não quer justamente perder aquela visita que pode ser o diferencial entre o lucro e o prejuízo do seu site, não é mesmo?

Dessa forma, você não pode hospedar o seu site em um servidor que te deixe na mão. E a Target Host, empresa de serviços de internet, conta com diversos planos de hospedagem que vão ao encontro do que você precisa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

O que é o WhatsApp Business?

á um tempo observamos o crescimento do WhatsApp e como ele se tornou um dos principais meios de comunicação atuais. As grandes empresas já utilizam a ferramenta para entrar em contato diretamente com o cliente, fazendo com que essa relação se estreite ainda mais.

Imagem referente a pagina do aplicativo na loja para download | O que é o WhatsApp Business?

Enxergando nisso um grande potencial, o Facebook, empresa dona do aplicativo, anunciou uma grande novidade para os usuários: o WhatsApp Business, totalmente voltado para os negócios.

Como surgiu o WhatsApp

Lançado em 2009, o WhatsApp cresceu mais do que o esperado, sobretudo no Brasil. Onde se tornou um dos apps mais usados para a comunicação entre usuários.

Em 2014, o Facebook anunciou a aquisição da ferramenta por nada mais nada menos que U$ 22 milhões. Isso deixou milhões de usuários inquietos por causa da incerteza sobre as mudanças que ocorreriam no WhatsApp.

Dois anos depois disso, a empresa lançou sua versão para desktop e, ainda em 2014, alcançou a marca de 1 milhão de usuários no mundo.

O WhatsApp Business

Com o lançamento da versão desktop, o uso da ferramenta para comunicação entre clientes e companhias se intensificou. Pensando nisso, a empresa disponibilizou o WhatsApp Business no dia 18 de Janeiro de 2018.

Ele começou em fase de teste em cinco países: Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido. No Brasil, segundo país que mais utiliza o app no mundo, a novidade ficou disponível partir do dia 25 de janeiro. Confira algumas novidades dessa nova versão!

Perfil da empresa

O usuário poderá colocar foto, localização, e-mail, o tipo de serviço que a empresa oferece, bem como seu site nos perfis empresariais.

Estatísticas

Será possível mensurar os resultados das mensagens, além de saber quantas chegam até o cliente e quantas são lidas.

Mensagens automatizadas

Já falamos sobre os chatbots que vêm sendo usados em sites e em plataformas como o Facebook Messenger.

Nessa nova versão do WhatsApp, a empresa também poderá configurá-lo diretamente na ferramenta, criando mensagens automáticas sempre que o cliente entrar em contato fora do horário de funcionamento. Outras programações também estão disponíveis, como dia e hora para a resposta, além de uma mensagem de saudação.

Respostas rápidas

Com esse recurso, as perguntas dos clientes serão respondidas de forma mais rápida, aumentando sua satisfação com o atendimento.

Conta verificada

Para maior segurança, o WhatsApp disponibilizará a verificação da conta. Assim, os clientes não terão dúvida que estão entrando em contato com a empresa. O ícone de verificação aparecerá ao lado do nome do perfil, na cor verde.

Além dessas novidades, o novo aplicativo terá um ícone diferente do original. Ao invés de um telefone, ele terá a letra B de Business. Por enquanto, a versão só está disponível para os aparelhos com sistema operacional Android e, assim como o WhatApp normal, também terá uma versão para desktop.

A Target Host, empresa de soluções de Internet, oferece serviços de hospedagem de sites, além de software de filtro anti-spam para eliminar e-mails indesejados. Ligue (11) 4063-0438 em São Paulo, ou (21) 4063-8546 no Rio de Janeiro, e comprove! < >

Como usar o Instagram Stories para empresas?

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas e com uma das maiores audiências da atualidade. São mais de 700 milhões de pessoas utilizando a plataforma. Segundo pesquisas, o Brasil está no ranking dos países onde os usuários são mais ativos. Se você tem uma empresa, precisa ficar por dentro das melhores estratégias para usar o Instagram Stories e alavancar seus negócios.

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories foi lançado em agosto de 2016. Ele permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos em formato de slideshow e em tempo real. É possível usar filtros, adicionar textos, emojis, marcar a localização, entre outras funcionalidades. A grande diferença entre ele o o feed do Instagram tradicional é que no stories o conteúdo desaparece depois de 24 horas.

Instagram | Como usar o Instagram Stories para empresas?

Os usuários que desejam interagir com outros perfis podem enviar uma mensagem a respeito daquela história, além de rever o conteúdo enquanto o mesmo ainda estiver no ar.

Quais as vantagens de usar o stories?

O Instagram Stories para empresas vem se tornando uma ótima oportunidade de divulgação da marca, produtos e serviços. É possível inserir links diretamente na história, conduzindo o consumidor até onde você quer.

Entre as principais vantagens da plataforma, estão:

  • Talvez a principal vantagem de usar o Instagram Stories para empresas seja a proximidade que o conteúdo gera com o público. É possível divulgar conteúdos que acontecem em tempo real, como bastidores, produção, entre outros, humanizando o perfil de qualquer marca.
  • Não é necessário criar uma nova base de seguidores, pois todos já estão lá e receberão o seu conteúdo.
  • A publicação frequente no Stories faz sua marca ser lembrada e gera maior interação com o público.
  • Você poderá mensurar os resultados e isso ajuda a entender o interesse do seu público no conteúdo postado.

Como deve ser a produção de conteúdo para o Stories?

Ao criar conteúdo para o Instagram Stories, você precisa ter em mente que nesse tipo de plataforma as fotos e vídeos precisam ser curtos, verticais e muito criativos para chamar a atenção do usuário. Toda a tela do dispositivo será tomada pelo conteúdo, tornando-o mais imersivo. Essa é a sua chance de conseguir total atenção do seu público, impactando-o com alguma oferta ou conteúdo relevante.

Quais tipos de conteúdo a empresa pode publicar?

Não existe regra para a criação de conteúdo do Instagram Stories, o que vale é deixar a imaginação fluir. Porém, alguns são mais interessantes para o seu público-alvo e que podem reverter em conversão, você só precisa descobrir quais são eles.

Divulgação da marca, produtos e serviços

Quando você criar uma campanha, o principal objetivo a se atingir é o alcance. E nada melhor que mostrar sua marca, produtos ou serviços, por meio de uma imagem ou vídeo que chame a atenção do usuário.

Promoções e liquidações

Quem não ama um desconto, não é mesmo? E o Stories do Instagram é uma ótima plataforma para divulgação de promoções e liguidações. A grande vantagem é que se o seu perfil tiver mais de 10 mil seguidores, será possível incluir um link diretamente no conteúdo da história. Assim, o usuário que clicar será direcionado ao site ou à landing page que você determinar.

O acréscimo de links está disponível para perfis com menos de 10 mil seguidores apenas em Stories patrocinados.

Bastidores e produção

Como falamos anteriormente, os usuários gostam de se envolver com as empresas, de saber quem está por trás daquela marca. O Instragram stories para empresas é um ótimo espaço para abusar da informalidade, mostrando cenas do cotidiano.

Agora, mais uma dica: de nada adianta ter uma super estratégia para publicar nas redes sociais se você não tiver um bom site. Em um outro post, falamos das vantagens de usar o marketing digital e a importância de ter um site.

Caso decida criar um site para a sua empresa, escolha uma hospedagem de site que funcione e dê todo o suporte para o seu pleno funcionamento. Fale com a gente!

WhatsApp e Telegram corrigem falha de segurança em desktop

WhatsApp e Telegram corrigem falha de segurança em desktopFalha de segurança em aplicativos

No dia 15 de março, a Check Point Software divulgou vídeos que demonstravam erros de segurança nas versões para web do WhatsApp e do Telegram. A falha comprometia a segurança de uma maneira simples: o hacker enviava um arquivo com um código pré-definido, e quando a vítima realizava o download e abria o arquivo, ocorria a invasão. Pelo WhatsApp a invasão seria mais simples de ser realizada; já pelo Telegram, a vítima teria que ter atitudes um pouco “anormais” para que o ataque ocorresse, mas de todo modo seria possível.

Quando ocorre em aplicativos, a validação de dados é um processo controlado e que não insere códigos novos devido à forma como o próprio aplicativo é construído, uma vez que todo o conteúdo é criptografado. Porém, na versão WhatsApp Web, utiliza-se o Javascript para esta função. Esta linguagem de programação é versátil, e pode facilmente receber novos comandos feitos por pessoas que a conheçam.

Falha já foi corrigida, mas usuários devem reiniciar suas sessões

O código do aplicativo já foi retificado, e agora a empresa recomenda que os usuários reiniciem suas sessões para garantir que estão usando a versão atualizada do serviço de mensagens. Outros serviços de mensagens, como Skype e Facebook Messenger, ainda não foram testados para verificar se possuem a mesma falha, mas devemos ressaltar que manter seus dados seguros é muito importante, e é preciso ter precaução com downloads realizados. >

Visto que hoje a segurança on-line pode ser falha em diversos aspectos, garanta a segurança do seu site ou seus arquivos com a Target Host, empresa de soluções de internet, e conheça os serviços que temos para oferecer.

O que é a Tecnologia 5G?

Se você mora num centro urbano, certamente usa ou pelo menos já ouviu falar sobre a Internet 4G, utilizada comercialmente nos produtos mobile no Brasil desde 2013. A tecnologia, até julho de 2016, abrangia cerca de 60% de todas as cidades nacionais, o que significa que muitos brasileiros ainda não experimentaram o serviço. Mas a novidade ainda não acabou. Prepare-se, pois vem aí a mais nova geração da internet móvel: a Tecnologia 5G. >

O que é a Tecnologia 5G?

A evolução das tecnologias móveis

Antes de explicar o que é a nova tecnologia, vamos a uma pequena aula de história sobre a evolução das redes móveis no mundo. Nos anos 80, surgiu nos EUA a tecnologia de rádio para celulares. A primeira rede se chamava AMPS, Advanced Mobile Phone Service (ou Serviço de Telefonia Móvel Avançada, em tradução literal). Ela utilizava uma frequência específica para transmitir voz pelo sinal analógico e, por isso, é dita como a primeira geração móvel (1G).

Apesar de ter chegado ao Brasil a partir de 2000, o 2G surgiu nos anos 1990, quando foram criados dois padrões para o sinal de voz, que a essa altura já era digital. São os CDMA, Code Division Multiple Access (Acesso Múltiplo por Divisão de Código, em português) e o popularmente utilizado por aqui e na maior parte do mundo GSM (Global System for Mobile Comunications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis). Este último é o responsável por nos fazer passar a adotar chips nos celulares desde então.

A chegada do 3G e 4G

Desde 1998 era estudada a implantação da rede 3G, com a 3GPP (3rd Generation Partneship Project, ou Projeto de Parceria da 3ª Geração). A sua aplicação teve início em 2000, com a tecnologia GPRS, muito utilizada no Brasil nos tempos de Internet WAP – lembra disso? A partir daí, as redes evoluíram para o EDGE e HSPDA. A primeira atingia até 384 Kbps, enquanto a segunda já conseguia alcançar a marca de 14 Mbps, em boas condições de funcionamento. É por esta razão que, quando você está usando a Internet 3G do seu mobile e o sinal aparece com a letrinha E, ela se torna mais lenta. A sua primeira operação comercial em terras tupiniquins aconteceu em novembro de 2007.

Em dezembro de 2012, uma grande rede de telefonia móvel iniciou seu processo de transmissão dos dados 4G no Brasil, colocando-o em prática no ano seguinte. Ela usa uma tecnologia chamava LTE, que em tese pode chegar a até 100 Mbps. Até julho de 2016, apenas cerca de 60% das cidades brasileiras já contavam com a cobertura do sinal. A meta é que todas as cidades a partir de 30 mil habitantes consigam a frequência desta tecnologia até dezembro de 2017.

O que vai mudar com a Tecnologia 5G?

Como pudemos perceber, o principal foco da evolução entre as gerações era simplesmente conseguir tornar a transmissão de dados mais ágil. Isso ainda é um ponto importante para o 5G (estima-se por aí que o usuário poderia obter uma velocidade entre 10 e 20 GIGABITS POR SEGUNDO, tornando possível, assim, carregar um filme em HD em segundos). Mas a intenção é ir além: tornar tudo conectado e pôr em prática a ideia de Internet das Coisas.

Internet das Coisas

Imagine você chegar em casa e, sem ligar ou avisar a ninguém, ter a porta destrancada, o ar-condicionado ligado e música ambiente compatível com o seu humor no momento. Não, ninguém teria invadido seu lar. Isso é o que pode ser feito com a Internet das Coisas. A ideia é de superconectividade, de todos os eletrônicos (realmente todos). Eles poderiam interagir entre si, sempre obedecendo os gostos e ordens de seus proprietários, desde geladeiras (para avisar quando estiver vazia, por exemplo) até carros (que poderiam até andar sozinhos, sem motoristas).

Com a maior velocidade do 5G, serviços que utilizam o armazenamento em nuvem se tornariam mais rápidos, diminuindo o tempo de resposta ou até mesmo abandonando a necessidade de WiFi para assistir ao Netflix, por exemplo. Imagens mais bonitas, sem precisar esperar para carregá-las, podem fazer, inclusive, com que a realidade virtual se torne ainda mais real.

Quando a Tecnologia 5G vai começar a funcionar?

Tudo isso é muito lindo, não é mesmo? Por mais que pareça ter sido retirado de um filme de ficção científica, isso vai ser real. Porém, ainda teremos que esperar mais um pouco para pôr em prática. Estima-se que o sinal seja inicialmente liberado a um público controlado nos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul, em 2018, e o seu uso comercial apenas em 2020. Aqui no Brasil, até o momento da finalização deste texto, não existem previsões para a chegada dessa tecnologia. Porém, tendo em vista que o país ainda como é considerado uma das 20 maiores economias mundiais, não devemos demorar tanto a recebê-la.

Como a intenção da tecnologia 5G é ser utilizada em tudo e em toda a parte, há um consenso entre todas as empresas envolvidas com seu desenvolvimento do projeto de que ela deve estar acessível, ou seja, com uma boa cobertura e preços não tão altos, para que ainda seja utilizada pela maior quantidade de pessoas e objetos possível, sem doer no bolso.

A Tecnologia 5G vai influenciar nos servidores de Internet

Como foi citado acima, o 5G irá agilizar o processo de reação aos comandos (chamado de latência) dos servidores de armazenamento em nuvem. Isso significa, por exemplo, tornar a memória local do mobile algo de menor importância, uma vez que você poderia acessar seus arquivos na nuvem com a mesma velocidade que se eles estivessem salvos no seu dispositivo. E, como também já dissemos aqui, as páginas na internet poderão ter definição maior e mais aprimorada, sendo necessário o uso de mais dados para carregá-las. Com isso, as empresas vão precisar estar preparadas com ainda mais espaço em seus servidores, para darem conta do recado.

A Target Host, empresa de soluções de Internet, está de olho nessas novas mudanças e já estuda quais seriam as melhores opções para seus clientes, a fim de poder entregar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, assim como já faz hoje. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa infraestrutura e sobre os nossos planos de hospedagem de sites, por exemplo. E bem-vindo ao futuro!

Web em alta. Nova York troca orelhões por Wi-fi

Nova York troca orelhões por Wi-fi

Se algum mortal tinha dúvidas sobre a força da internet fora do País, essa é pra tirar todas as dúvidas. Na busca pela conexão de todos, espera-se que na cidade de Nova York sejam instalados até o fim do mês cerca de 500 hot spots de Wi-fi para que todos se conectem na internet pelas ruas da cidade, substituindo os orelhões. No lugar desses equipamentos antigos, serão colocados tablets com acesso permanente à internet e possibilidade de chamadas telefônicas gratuitas.

A velocidade prometida é de 1000 MB/s, o que significa que esse modelo será muito superior aos hoje existentes na telefonia móvel, o que fará mudar totalmente o comportamento de toda a web. Aqui no Brasil, ainda não se pensa numa medida tão intensa, mas já temos elementos que ajudam a melhorar o acesso à internet por aqui. Na orla do Rio de Janeiro, é possível ter acesso à rede Wi-fi pública.

 

Wi-fi liberado pode mudar o comportamento de todos nos próximos anos

 

Com a facilidade do acesso e a democratização cada vez maior da web, é muito importante saber que todas essas mudanças farão enormes mexidas no comportamento da sociedade, quanto à forma de relacionar entre si e também em hábitos como o de consumo, por exemplo. Com tanta facilidade, é improvável que algo seja decidido sem a presença da internet.

Novos sites deverão começar, novos sistemas operar, muitos serviços de aplicativos serão descobertos e todos deverão estar preparados para o crescimento. No Brasil, para se ter uma ideia, a presença das redes de varejo nos e-commerces, por exemplo, só representa 3% da presença das marcas. Com as novidades dos próximos momentos, é natural que todos precisem olhar esse setor com mais carinho. As hospedagens de site, por exemplo, precisarão contar com a capacidade de ampliação necessária para atender a demanda que está surgindo, com pessoas a cada dia mais conectadas e mais dentro da lógica de consumo on-line.

Enquanto isso, no Brasil, discute-se a imposição de limitações no uso da banda larga.

O crescimento dos sites em versão mobile

Já faz muito tempo desde que a onda dos sites responsivos tomaram conta da internet. Mas a verdade é que temos uma situação interessante a ser analisada. Agora em 2016 os acessos aos sites mobiles estão superando de maneira maciça os provenientes de desktops. Isso significa muita coisa para o mundo digital. Antes, site responsivo era pensado apenas para ficar arrumado no celular, mas muitos sequer observam fluxo de navegação que numa tela pequenina é muito diferente.

O layout e a usabilidade devem ser pensados de maneira que haja uma facilitação da busca pelo que o internauta procura. Você precisa lembrar que, na maioria dos casos, o site será acessado por um usuário que está pensando em outros temas ou está com pressa ou ainda precisa dar foco para outros assuntos. O mobile é a facilitação do acesso à internet, mas o comportamento é totalmente diferente.

site mobile

Hierarquia da informação deve ser ainda mais minuciosa

Se num site desktop ela já demanda um cuidado especial, com a navegação ainda mais objetiva, a estrutura de informação e texto de respeitar uma didática mais dinâmica e hierarquizada. A home do site também deve ser informativa para o usuário entender de cara que aquele é um site que resolverá suas demandas. A montagem do menu deve ser intuitiva e fluente.

Segurança do seu site é fundamental

Com mais pessoas acessando, com muitas pessoas querendo saber o que você ensina, vende, comunica, é importante investir também em segurança digital. A Target Host, hospedagem de sites, tem diversas opções em segurança que ajudam a você estar livre de invasões e outras problemáticas relacionadas. Por exemplo, se você tem um M-commerce, pense muito bem em ter um certificado SSL e não passe aperto de forma alguma. É a melhor forma de se proteger na internet!